Mais
    InícioGeekSériesSérie 1899 da Netflix é acusada de plagiar HQ de brasileira

    Série 1899 da Netflix é acusada de plagiar HQ de brasileira

    Ilustradora e quadrinista brasileira acredita que plágio pode ter ocorrido após divulgação de sua obra na Europa, em 2017

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    A série 1899 mal chegou ao catálogo da Netflix e já se tornou um enorme sucesso. Com o selo de qualidade dos mesmos criadores de Dark, a trama empolgou e logo ganhou fãs e reviews espalhados por toda parte. O que ninguém esperava seria que também em tão pouco tempo o título se tornaria peça central de uma grande polêmica de acusação de plágio da HQ Black Silence, publicado em 2016 pela ilustradora e quadrinista brasileira Mary Cagnin.

    A história foi relatada no Twitter pela própria Mary. Em seu perfil na rede social, Mary conta aponta diversas semelhanças tanto no enredo quanto até mesmo na fotografia da série. Com frames da produção ao lado de suas ilustrações, a artista ressalta semelhanças como os símbolos nos olhos, a pirâmide negra e até detalhes sutis, como dramas pessoais dos personagens e mortes misteriosas. Veja:

    Continua depois do anúncio
    Veja também:  Netflix anuncia jogo inspirado na série 'La Casa de Papel'

    Durante suas publicações, Mary relembra que apresentou sua obra na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia. De acordo com a artista, ela distribuiu o quadrinho para inúmeros editores e pessoas do ramo e acredita que não tenha sido difícil seu trabalho ter chegado nos criadores da obra da Netflix.

    Casos de plágio

    Casos de plágio envolvendo obras brasileiras não são exatamente comuns, mas já ocorreram antes. Vale lembrar um episódio citado pela própria Mary Cagnin, o livro que deu origem ao filme As Aventuras de Pi foi baseado no livro “Max e os Felinos”, do escritor gaúcho Moacys Scliar. Recentemente o compositor Antônio Eustáqui Trindade Ribeiro, conhecido como Toninho Geraes acusou a canção Million Years Ago da cantora Adele, de plagiar o clássico “Mulheres”, de Martinho da Vila.

    Veja também:  Claro lança plano de TV com a Netflix inclusa

    Contraponto

    Depois de realizar as denúncias acerca de uma possível cópia não autorizada do seu trabalho, Mary desapareceu do Twitter por horas. Até o momento em que publicávamos esta matéria não havia qualquer outra publicação em seu perfil. No entanto, uma resposta chamou atenção. Outro perfil questiona as semelhanças da obra Black Silence, de Mary, com o filme independente The Void, que foi lançado no mesmo ano. Dando a entender que o quadrinho da brasileira teria se inspirado fortemente no longa. Ainda de acordo com a mesma publicação, o tipo de elementos com triângulos e pirâmides pretos teriam origem nas obras de Lovecraft.

    Inscreva-se para receber nossas notícias e novidades em seu e-mail e cancele quando quiser.

    1899

    1899 acompanha os tripulantes do navio Kerberos, formado por imigrantes de diversas nacionalidades que tentam buscar uma vida melhor na cidade de Nova Iorque no final do século XIX, mas essa viagem muda completamente após o encontro com outra embarcação à deriva, o navio Prometheus, que estavas desaparecido há anos. A partir daí coisas estranhas começam a acontecer. Os passageiros passam, então, a ter diversas experiências anormais e precisam desvendar o que está acontecendo.

    Conheça nosso podcast

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Com ingressos esgotados em menos de uma hora, a pop-up store da SHEIN recebeu cerca de 8 mil pessoas entre os dias 12 e 15 de abril

    Os paulistanos ganharão também dois picolés exclusivos nos sabores Pavlova e Pistacchio

    As latas com a nova identidade da marca chegam ao Brasil um ano após o anuncio da mudança

    Em dois modelos diferentes, puffers da Baw apostam no estilo e na usabilidade

    🔥 Em alta agora:

    Pepsi começa a adotar novo logo no Brasil

    No início do ano passado, a Pepsi anunciou sua nova identidade visual em celebração aos seus 125 anos. Com a intenção de unir o...

    🔥 Em alta agora:

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,862FãsCurtir
    145,000SeguidoresSeguir
    16,800InscritosInscrever
    Publicidade