Assim que a Pinacoteca anunciou sua nova identidade visual alguns internautas rapidamente começaram a associar o trabalho realizado pela F/Nazca Saatchi Saatchi ao desenvolvido para a identidade visual da cidade de Porto, em Portugal, e acusar o museu de plágio.
O motivo? O estilo dos desenhos e a forma de aplicação dos elementos era muito parecido com o adotado pelo pessoal do White Studio há cerca de 2 anos.
É inegável a semelhança entre os estilos adotados por ambas as empresas que realizaram o desenvolvimento das marcas. Agora dizer que a identidade visual da Pinacoteca está copiando o trabalho realizado para a cidade de Porto é não só subestimar a inteligência dos profissionais de uma das agências mais renomadas do país, como mostrar ignorância a respeito do assunto.
Pictogramas são parte da identidade visual de diversas marcas ao redor de todo o mundo. O Designer Jonathan Barnbrook fez isso para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e o carioca Fabio Lopez fez, recentemente, algo muito parecido para o Rio 2016.
Mas se ainda não for o suficiente pra você, talvez valha a pena saber que em o designer Lance Wyne fez também um trabalho com desenhos que representavam uma para os Jogos Olímpicos do México lá em 1968.
Dizer que a Pina_ (com a permissão da intimidade) plagiou o design da cidade de Porto é tão raso quanto dizer que o Google e a Apple plagiaram a Microsoft por adotar linhas simples e cores chapadas na identidade visual de seus sistemas operacionais.
Aliás, por este ponto de vista dá até pra querer dizer que a cidade de Porto copiou o Windows. O que a gente sabe que é uma grande besteira.
O Design nada mais é do que o resultado da expressão de um artista de acordo com todas as referências e transformações por ele vividas. Seguir uma tendência, se inspirar, jamais foi cópia. É parte da evolução.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube