Mais
    InícioPublicidadeDesignA polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca...

    A polêmica semelhança entre a identidade visual de Porto e da Pinacoteca de SP

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • A Pinacoteca anunciou uma nova identidade visual desenvolvida pela F/Nazca Saatchi Saatchi, gerando comparações com o trabalho realizado para a cidade de Porto, em Portugal, e acusações de plágio.
    • A semelhança entre os estilos adotados pelas empresas é inegável, mas afirmar que a Pinacoteca copiou o design da cidade de Porto é subestimar a inteligência dos profissionais e mostrar ignorância no assunto.
    • O trabalho com pictogramas na identidade visual não é exclusivo, sendo utilizado por diversos artistas ao redor do mundo ao longo dos anos, e seguir uma tendência ou se inspirar não é considerado cópia, fazendo parte da evolução do design.

    Assim que a Pinacoteca anunciou sua nova identidade visual alguns internautas rapidamente começaram a associar o trabalho realizado pela F/Nazca Saatchi Saatchi ao desenvolvido para a identidade visual da cidade de Porto, em Portugal, e acusar o museu de plágio.

    O motivo? O estilo dos desenhos e a forma de aplicação dos elementos era muito parecido com o adotado pelo pessoal do White Studio há cerca de 2 anos.

    É inegável a semelhança entre os estilos adotados por ambas as empresas que realizaram o desenvolvimento das marcas. Agora dizer que a identidade visual da Pinacoteca está copiando o trabalho realizado para a cidade de Porto é não só subestimar a inteligência dos profissionais de uma das agências mais renomadas do país, como mostrar ignorância a respeito do assunto.

    elementos-identidade-visual-pinacoteca-estado-sao-paulo-blog-geek-publicitario

    Pictogramas são parte da identidade visual de diversas marcas ao redor de todo o mundo. O Designer Jonathan Barnbrook fez isso para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012 e o carioca Fabio Lopez fez, recentemente, algo muito parecido para o Rio 2016.

    Mas se ainda não for o suficiente pra você, talvez valha a pena saber que em o designer Lance Wyne fez também um trabalho com desenhos que representavam uma para os Jogos Olímpicos do México lá em 1968.

    pictogramas-artistas-ao-redor-do-mundo-blog-geek-publicitario
    Pictogramas criados por diferentes artistas desde 1968. Lance Wyman (México 1968); Evelyn Grumach – PVDI (Rio Zoo, 1976); Gerd Arntz (Isotype, 1929); Otl Aicher (Munich 1972); Jonathan Barnbrook (Olympukes 2012). Retirado do site minirio.com.br.

    Dizer que a Pina_ (com a permissão da intimidade) plagiou o design da cidade de Porto é tão raso quanto dizer que o Google e a Apple plagiaram a Microsoft por adotar linhas simples e cores chapadas na identidade visual de seus sistemas operacionais.

    Aliás, por este ponto de vista dá até pra querer dizer que a cidade de Porto copiou o Windows. O que a gente sabe que é uma grande besteira.

    O Design nada mais é do que o resultado da expressão de um artista de acordo com todas as referências e transformações por ele vividas. Seguir uma tendência, se inspirar, jamais foi cópia. É parte da evolução.

    Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube

    - Publicidade -

    Últimos stories

    Rebranding não agradou ao público que acompanha a marca nas redes sociais

    Nova versão do famoso Goiabinha já pode ser encontrada em diversos pontos de venda espalhados pelo Brasil

    Coleção chega nesta quinta-feira, 21, ao site oficial da marca

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...
    Publicidade

    Conheça nosso Instagram

    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,441FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade