Durante a estreia do Corinthians e do Fluminense no Torneio da Flórida 2016, algo acabou deixando os telespectadores da TV Globo bem irritados.
Quem se arriscou a assistir as partidas de Corinthians vs Atlético Mineiro ou Fluminense vs Shakhtar Donetsk (dependendo de qual lugar do país estava) se deparou com uma surpreendente chuva de publicidade vinda por todos os lados. Algo incomum na emissora conhecida por prezar pela qualidade do conteúdo.
Os formatos foram os mais variados. Com anúncios na tela de escalação, painéis com conteúdo patrocinado exibindo lances em Picture-In-Picture e vinhetas personalizadas para cada marca, ficou difícil não notar a agressividade da Globo em exibir seus patrocinadores.
A vinheta do Show do Intervalo também ganhou um espaço para as marcas.
Até mesmo a tradicional “bolinha” que aparecia no canto inferior esquerdo da tela para avisar o telespectador (e o narrador) de gols em outras partidas saiu de cena para dar espaço a um hexágono com o logo das marcas parceiras.
Repercussão negativa
O público obviamente não gostou nem um pouco de receber um tapa de publicidade a cada cinco minutos de partida. Em poucos instantes os internautas começaram a criticar a atitude da emissora com comentários ácidos e tuítes bem-humorados. Veja:
JÁ NO AGUARDO DELE APARECER pic.twitter.com/LEjYP7tYS5
— Jordan (@JordanFerreira_) January 17, 2016
https://twitter.com/chrisds_/status/688818111018086400
DO ATLÉTICO MINEIRO pic.twitter.com/ZWawoLKhDM
— EPIC. (@epictimechat) January 17, 2016
CARTÃO AMARELO ITAÚ PARA O JOGADOR!
— A dor da Marronther (@konther) January 17, 2016
A partir de amanhã o JN vai ser assim pic.twitter.com/GmrsxPea5J
— Ricardo S (@RickSouza) January 17, 2016
HAHAHAHAHAHAHAHA TEM PATROCÍNIO ATÉ NA BOLINHA DO GOL EU VOU TER QUE INSTALAR ADBLOCK PRA VER FUTEBOL NA GLOBO
— Brendão (@BreHenrique_) January 17, 2016
RT @RedeGlobo ali entre os números do placar ainda tem um espacinho
— EPIC. (@epictimechat) January 17, 2016
Vocês viram agora na Globo? pic.twitter.com/JJxxadyoxa
— Gabriel Kaizer (@KaizerGabriel) January 17, 2016
Estes anúncios vieram pra ficar?
Ainda é cedo pra dizer. Estes jogos não fazem parte dos pacotes principais como brasileirão e campeonatos estaduais, que já são nossa companhia o ano todo. No entanto, mostram uma nítida tentativa da TV Globo em testar novos formatos. E com a aproximação dos Jogos Olímpicos muita novidade ainda deve aparecer nas telas.
O que sai e o que permanece, é bem difícil de dizer. O que resta é a esperança de que deixem o espaço para as marcas mostrarem seus produtos nos intervalos comerciais, e não atrapalhando a experiência do público durante as transmissões. Afinal, o próximo passo é colocar uns flashes da Jequiti (ou qualquer equivalente) ao estilo SBT e, sinceramente, se tem uma coisa que a TV aberta não precisa é de mais um SBT.