A partir de hoje, os ouvintes do Spotify nos EUA poderão comprar e ouvir audiobooks, tornando a plataforma um verdadeiro destino completo para as necessidades de audição de todos. O Spotify inclui em sua plataforma os audiobooks com uma interface de usuário totalmente nova, voltada especificamente para ouvir audiobooks e que se encaixa perfeitamente com as músicas e podcasts que você já escuta e adora.
No lançamento, o recurso funciona como um serviço de audiobook tradicional, exigindo que os usuários comprem cada livro que desejam ouvir. Mas a empresa deixou em aberto possíveis novos modelos de negócios mais exclusivos que podem vir no futuro e se parecem mais com a abordagem freemium a que os ouvintes se acostumaram com música e podcasts.
Os usuários nos EUA podem comprar audiobooks individuais de uma biblioteca de 300.000 títulos a preços definidos pelas editoras, semelhantes aos da Apple Books. Os ouvintes podem navegar e experimentar audiobooks no aplicativo e, assim que selecionarem um título que desejam comprar, serão direcionados para fora do aplicativo para fazer a compra. Isso é diferente do sistema de crédito usado pela Audible e pelo audiobooks.com, no qual os assinantes pagam uma taxa fixa de US$ 14,95 por mês por um crédito que pode ser aplicado a qualquer audiobook em sua biblioteca, independentemente do preço de varejo.
“Embora tenhamos ambições de introduzir novos modelos de negócios de audiobook no futuro, ao falar com parceiros em todo o setor, sentimos que à la carte era a melhor maneira de começar a ativar audiolivros e aprender como as pessoas interagem com títulos individuais”, Nir Zicherman, chefe de audiobooks do Spotify. “Queremos ser a empresa que traz audiobooks para o futuro.”
A biblioteca consiste em títulos das principais editoras, bem como indies e livros criados por escritores iniciantes. No início deste ano, o Spotify comprou a Findaway, uma empresa de audiobooks que permite que autores amadores de audiobooks criem, distribuam e monetizem seu trabalho. Por enquanto, os usuários do Findaway podem enviar seus trabalhos para o Spotify, como fariam com qualquer outra plataforma de audiobooks, mas o aplicativo pode ser a chave para esses novos modelos de negócios de que Zicherman está falando.
“É cerca de metade da população dos EUA que nunca ouviu um audiobook. E qualquer coisa que coloque o conceito na frente deles, e espero que eles experimentem um – porque se você conseguir alguém para experimentar um, eles geralmente retornarão – acho que é um resultado líquido positivo para todos”, disse Michele Cobb, executiva diretor da Audio Publishers Association (APA).
Para o Spotify, mudar para os audiobooks é parte de sua tentativa de se tornar menos dependente da música. A música é cara para operar, com royalties mecânicos e de publicação tirando uma parte de sua receita. É por isso que a empresa gastou mais de US$ 1 bilhão em tecnologia e conteúdo de podcast, mesmo que o podcast ainda não seja lucrativo. O objetivo é ter um negócio mais diversificado que mantenha os usuários no aplicativo e gere lucros que deixem os investidores felizes.
“Sempre acreditamos que o potencial do áudio é ilimitado e já há algum tempo dizemos que nossa ambição é ser o pacote completo para as necessidades de audição de todos. Os audiolivros são os próximos a entrar em cena porque vemos um mercado substancial inexplorado: embora os audiolivros representem apenas 6% a 7% do mercado de livros mais amplo, a categoria está crescendo 20% ano a ano. Ao trazer audiolivros para o Spotify, temos a oportunidade de expandir o espaço como um todo e enriquecer a vida dos ouvintes.”, afirma Nir Zicherman.
Como irá funcionar?
Os audiolivros aparecerão com um ícone de cadeado no botão play, sinalizando que eles precisam ser comprados para ouvir. Os usuários que descobrirem audiolivros no aplicativo Spotify poderão comprá-los em uma página da web. Ao retornar ao Spotify, o livro será salvo automaticamente em sua biblioteca e estará disponível para ouvir quando quiserem.
Depois de ouvir, há vários recursos que sabemos da pesquisa de usuários que são essenciais para uma experiência perfeita. Os ouvintes podem baixar conteúdo para ouvir offline, e o recurso de marcação automática auxilia o ouvinte a retornar facilmente de onde pararam. O controle de velocidade também está incluso, com uma variedade de opções para acelerar ou diminuir o ritmo. E para os ouvintes que desejam compartilhar sua opinião depois de ouvir um livro, também está incluso um recurso de classificação, que exibirá publicamente a classificação agregada do livro.