Quando pensamos em sustentabilidade e no meio ambiente, devemos pensar em todas as etapas envolvidas no processo de tornar o mundo melhor, e é exatamente isso que a Nike acreditou ao criar seu novo material ou melhor dizendo processo de criação, o Nike Forward.
Afastando-se dos processos tradicionais de malha e tecido, a empresa revoluciona a criação de roupas ao hackear máquinas de agulhas perfuradas tornando ainda mais sustentável a criação de seus produtos.
“O Nike Forward parece diferente porque é diferente. Não é uma malha ou tecido tradicional, mas um material completamente novo que reduz drasticamente sua pegada de carbono”, diz Carmen Zolman, VP Innovation Apparel Design, NIKE, Inc.
O que é o Nike Forward?
Ao contrário do que parece o novo material não é uma malha. Ou um tecido. Nem usa fio. Em vez disso, o processo de fabricação que cria fibras a partir de flocos de plástico reciclado e os unem usando máquinas de agulhas encontradas principalmente na indústria automotiva e médica. A partir daí, eles podem conectar essas várias camadas finas usando o processo de perfuração com agulha, criando as camadas de uma peça da maneira que escolherem.
A inovação simplifica o processo de fabricação reduzindo etapas. Em vez de seguir um ciclo de criação de vários estágios: fiar fio, tricotar, cortar, costurar e muito mais, o Nike Forward transforma a fibra diretamente em tecido por meio de punção com agulha.
Menos passos, significa menos consumo de energia, contribuindo para uma redução média de 75% na pegada de carbono para este material de primeira geração quando comparado com a tradicional lã de malha. Confira vídeo explicando o novo processo de fabricação:
“Acreditamos que esta plataforma tem o potencial de redefinir a maneira como pensamos sobre material e vestuário”, diz Aaron Heiser, vice-presidente global de merchandising de produtos de vestuário da Nike.
Os produtos de estreia têm cinco camadas compostas, mas a Nike pode optar por alterar a composição das camadas do material para novas propriedades de desempenho. A primeira geração de produtos concentra-se na suavidade leve com um calor que atende aos padrões de desempenho Therma-FIT ADV da Nike devido à relação calor/peso do produto.
Os produtos de lançamento da Nike Forward têm pelo menos 70% de conteúdo reciclado por peso, usando o mesmo poliéster reciclado presente em toda a marca, criado em grande parte a partir de garrafas plásticas recicladas. A Nike espera expandir os tipos de materiais reciclados, incluindo o uso de resíduos de fabricação.
O processo de cinco anos para desenvolver o Nike Forward incluiu foco na sustentabilidade. A sensação completamente crua do produto de estreia destaca o conteúdo reciclado e a economia de carbono aprimorada. O uso de corantes ou água no processo de acabamento aumentou os benefícios ambientais e o estilo destaca a capacidade de fazer produtos sem acabamentos.
A plataforma foi construída especificamente para a circularidade futura, a primeira leva dos produtos Nike Forward é feita sem zíperes, agulhas ou acabamentos extras, facilitando a reciclagem das roupas.
Nike Forward estreia em uma silhueta adorada pelos fãs da marca, o moletom cinza. Mantendo seu conceito sustentável, o moletom abre mão de enfeites e corantes, favorecendo bolsos de corte cru e zero uso de água.
O Nike Forward é uma prova de imaginação audaciosa e experimentação prática com a ciência do esporte proprietária mais avançada, ferramentas digitais e técnicas de fabricação. Além de resolver problemas para atletas, o Nike Forward continua o legado da Nike de estabelecer novos padrões estéticos e de desempenho para o esporte.
Nike Forward estreia nos estilos Hoodie e Crew e ganha data para lançamento global em 15 de setembro de 2022. Para saber mais sobre o Nike Forward, acesse o site da marca.