Desde o Droid, conhecido aqui como Milestone a Motorola nรฃo conseguiu se firmar no mercado de Smartphones. Tentando pegar o embalo das marcas MotoBlur e Razr criadas lรก atrรกs, a empresa achou que o share of mind iria alavancar as vendas e deixou de investir em inovaรงรฃo. O resultado a gente jรก sabe: sangria de dinheiro e uma venda para o Google que praticamente dava a empresa junto com as patentes.
Embora o Google tenha afirmado categoricamente que herdou uma linha de produtos que poderiam ser lanรงados em atรฉ 18 meses subsequentes ร compra, as coisas melhoraram para a empresa desde entรฃo. Mas parece que esses produtos adquiridos junto ร s patentes estรฃo prestes a chegar ao fim e a empresa quer que seus consumidores potenciais nรฃo sรณ saibam disso, como saibam que a empresa toda estรก sendo reformulada. ร o que sugerem as especulaรงรตes realizadas ย pelo Android Community na conta do Behance deย B. A. Bรคken.
No perfil de Bรคken hรก dois รกlbuns intrigantes de trabalhos que o prรณprio Designer relata ter feito para a Motorola. E o que tem demais nestes trabalhos? Bem. Eles indicam um “sumiรงo” repentino da Motorola com um discurso de encher os olhos:
“Nรฃo somos bons com despedidas. Ninguรฉm รฉ. Elas sรฃo difรญceis e tristes. Mas a hora chegou. Apรณs quase um sรฉculo de inovaรงรฃo, nรณs precisamos dizer adeus. Adeus ao primeiro celular mรณvel, ao Razr, ao joguinho da cobra. Adeus ร Motorola como รฉ moldada hoje. ร hora de comeรงar criar o amanhรฃ. Mudanรงas estรฃo vindo โ novas faces, novas ideias, novas tecnologias. A Motorola que irรก retornar nรฃo serรก mais a empresa que vocรช conheceu. Mas nรณs temos alguns trabalhos para fazer. Entรฃo, atรฉ que estejamos prontos, estamos nos ausentando. Sem novas propagandas ou tuรญtes… sem atualizaรงรตes no site. Apenas silรชncio atรฉ que iniciemos nosso prรณximo capรญtulo.
Atรฉ nosso novo encontro, adeus Moto.โ
Tudo muito lindo, mas seria o fim da Motorola? Trocarรฃo de nome? A empresa vai deixar de existir?
Aรญ รฉ que entra o segundo รกlbum. Intitulado Hello Again o que podemos perceber รฉ que a empresa voltaria algum tempo depois com uma campanha de “Olรก novamente”, com uma identidade coloridamente hipster:
Daรญ por diante podemos ver diversas mensagens como “O que poderรญamos mudar? Que tal tudo?”
Ou outra que diz algo como: “Uma palavra para o bilhรฃo de pessoas que o mundo nunca ouviu antes. Olรก.”
Hรก quem diga que o telefone da primeira imagem pode ser o Phone X, um smartphone que estaria prestes a ser lanรงado pela companhia pertencente ao gigante das buscas, mas eu tenho sinceras esperanรงas de que nรฃo seja, porque aparentemente nรฃo hรก nada novo na imagem. Parece qualquer Razr HD da vida…
Se isso realmente acontecer vai ser a primeira vez em que eu verei uma empresa investindo em mรญdia pra dizer que estรก indo embora. Se a sacada vai dar certo eu nรฃo sei, mas isso chega atรฉ a lembrar um pouco o que a Apple fez com a campanha Think Different, em 97, quando a empresa se encontrava mais ou menos na mesma situaรงรฃo que a Motorola.
Vamos esperar pra ver e torcer pra que as novidades sejam realmente surpreendentes.