O MasterChef Brasil foi uma das surpresas mais gostosas que descobri na TV em 2014. Como o programa já tem uma cadeira cativa no meu coração eu estava extremamente ansioso para a estreia da 2ª temporada.
A estreia finalmente aconteceu ontem e eu posso dizer que estou realmente empolgado e acreditando que teremos uma edição tão boa quanto a primeira, senão melhor.
Novidades e números
A nova temporada de MasterChef Brasil não trouxe muitas novidades, mas realmente surpreendeu nos números. A receita de patrocínio este ano foi 124% maior do que na edição anterior e o número de inscritos foi de 10mil. O dobro da primeira temporada.
No programa em si, tudo continua do mesmo jeito: cenários, cozinha, avental, tudo mais. Algo que pode ter sido mais uma questão de seguir as regras do formato importado do que exatamente uma ausência de criatividade da Band. Não chega a ser um ponto negativo, mas eu realmente senti vontade de alguma novidade.
Participantes
Se o formato do programa continua exatamente o mesmo, os participantes parecem estar bem mais preparados nesta edição. Afinal eles têm a vantagem de já conhecer os chefes e terem visto como as coisas funcionam durante a primeira temporada.
Entre os destaques certamente surpreenderam a esportista Lanny, que cozinhou belissimamente com apenas uma das mãos; o paranaense Murilo, que teve ousadia de preparar uma carne de coelho e a Cássia, que com carinha de criança garantiu seu avental e conseguiu levar Paola Carosella às lágrimas.
Tweets e Audiência
A estreia da 2ª temporada foi destaque isolado no Twitter. Quem entrou no site por volta das 23h30 não encontrava outra coisa na timeline que não falasse do reality.
A hashtag #MasterChefBR disparou como primeira colocada nos Trending Topics Brasil e o contador do programa parou muito próximo dos 200 mil tuítes. Um número cerca de 4 vezes maior do que a média dos programas do ano passado e apenas menor que o da final, em que o programa atingiu primeiro lugar no Ibope e alcançou a marca de 300 mil menções na rede.
Falando em Ibope, ele também não decepcionou. Ainda não temos as informações da audiência consolidada, mas no real-time o programa teve pico de 7 pontos e 5.2 de média, ante 3,8 da estreia do ano passado. O que deixou a estreia 29 minutos na vice-liderança e 2 minutos em primeiro lugar.
Jeito Band de ser…
A Band tem umas manias irritantes. Além dos efeitos sonoros no estilo Polícia 24h serem completamente dispensáveis, eles não sabem fazer uma edição sem dar spoilers.
No ano passado já chegaram até mesmo a mostrar quem saia do programa durante um intervalo. Dessa vez o que se viu foram diversas cenas de participantes dentro de outras fases da competição. Isso fazia com que a gente já soubesse na hora da apresentação do prato quem tinha sido aprovado.
Já com os candidatos eliminados eles faziam uma rápida compilação de dois ou três candidatos ao mesmo tempo. O que também já indicava que aqueles candidatos haviam sido reprovados.
Visão Geral
Desde o primeiro MasterChef Brasil muita coisa aconteceu. Os jurados já são queridos (Paola, eu quero te abraçar, sua linda!), os participantes sabem o que os espera e, portanto vão mais preparados, e nós já temos uma ideia do que podemos esperar.
Se seguirem a mesma receita do ano passado podemos ter um bom reality novamente; mas se a Band souber adicionar novos ingredientes que esperamos naturalmente em uma 2ª edição, sem dúvidas teremos um MasterChef ainda mais sensacional.
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