O SBT está completando 33 anos. E para a empresa que já foi “Líder absoluta da vice-liderança” está um pouco claro que este é um bom motivo para anunciar seu novo logo. A marca está muito mais bonita do que aquele datado degradé espelhado adotado desde 2004.
A nova marca é claramente inspirada no design flat e principalmente no design adotado pela Apple a partir do iOS 7 (que eu já abordei aqui pelo termo psico-flat). Inclusive o logo se assemelha absurdamente com o ícone do app “Photos” presente no sistema da maçã:
Veja uma composição do logo do iOS multiplicado por 3 e sobreposto. O resultado é assustadoramente semelhante.
Eu o resumiria com um Photos x 3 + rotaçãozinha de leve + filtrinho do VSCO Cam pra tirar um pouco da saturação. Mesmo assim eu ainda gostei da nova marca e realmente acho que já tinha passado da hora de um redesign.
Segundo o texto em um blog oficial, “No novo logo, os brilhos e os volumes em 3D dão lugar a uma composição 2D, que sobrepõe várias elipses coloridas, simbolizando a agilidade, a modernidade e o constante processo de evolução da emissora.”
Confira ainda a evolução dos logos da emissora desde os anos 80 até hoje.
“Estamos seguindo a tendência de hoje, em linha com o que há de mais moderno no design mundial”, afirmou o diretor-executivo de criação da Publicis, Kevin Zung. Eu só faria uma correção para ao invés de “Design Mundial” para “Design de Cupertino”, mas ok. A marca ficou bacana.
Pelo menos ficou melhor que aquele nada com coisa nenhuma que a Globo apresentou há alguns meses atrás.
O logo foi apresentado hoje, mas deve ir ao ar apenas no dia 17 de agosto. Resta ver o que a Record vai fazer agora. Algo me diz que vão pintar de branco.
Dica de pauta da leitora Suzane Araújo. Envie sua dica aqui.