Uma das maiores riquezas de um país é a sua língua, sendo sua forma única e ao mesmo tempo diversa de comunicação. E isso fica muito claro no Brasil, com todos os sotaques e dialetos locais espalhados pelos quatro cantos do país. E com toda essa riqueza, a HBO Max iniciou as gravações da série documental Línguas da Nossa Língua (título provisório até o momento).
O projeto criado, roteirizado e dirigido por Estevão Ciavatta, vai abordar questões fundamentais sobre a construção do nosso idioma, como a variedade de 270 línguas nativas e africanas faladas no Brasil e como isso impacta a identidade cultural da nação. A produção será falada em 12 línguas: português, galego, guarani, baniwa, tukano, patxohã, yorubá, quimbundo, pajubá, língua da Tabatinga, Nhengatu, yanomam.
Segundo a própria HBO Max, a série está em fase de gravações e vai contar com uma música de abertura original composta por Arnaldo Antunes, além da leitura exclusiva de autores clássicos da literatura nacional por Maria Bethânia.
Um dos pontos de destaque de Línguas da Nossa Língua é que a série irá registrar pela primeira vez a documentação da língua Pajubá, uma língua de resistência das travestis. Além disso, estão previstas participações dos membros da Academia Brasileira de Letras e Nélida Piñon; filmagens na Universidade do Minho, em Portugal, onde “nasceu” a língua portuguesa; registros da língua Baniwa em regiões remotas da Amazônia, filmagem no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com poetas surdos e ouvintes, e muito mais.
A série Línguas da Nossa Língua será exibida de maneira exclusiva na HBO e na HBO Max em data ainda não divulgada.