O cenário dos festivais sertanejos sempre teve grande expressividade nos interiores do Brasil. Mas os patrocinadores destes eventos quase sempre eram parceiros locais, ou grandes marcas que tinham um trabalho complexo de negociar patrocínios localmente. E foi justamente pensando na unificação de todo o potencial deste ambiente que a Together, braço da Ambev destinado à realização de eventos, se juntou à Diverti, para realizarem o Circuito Sertanejo.
O Circuito Sertanejo busca reunir, dentro de um só pacote, toda a comercialização de patrocínios em alguns dos maiores eventos country do país: Expo Londrina e Ribeirão Rodeo Music (abril); Pedro Leopoldo Rodeio Show (junho); Festa do Peão de Barretos (agosto); Jaguariúna Rodeo Festival (setembro) e Caldas Country Festival (novembro). Juntos, esses lugares recebem cerca de 2 milhões de visitantes/ano, o equivalente a: 25 Maracanãs lotados, três Rock in Rio e nove Lollapalooza.
Grandes marcas já aderiram
Durante a Festa do Peão de Barretos que acontece até dia 28 de agosto, a Together já está trazendo para o público parcerias com marcas como Mercado Pago, Estância 92, Ballantine’s e RAM. Além, claro, da presença da marca master, Brahma, que mais uma vez esteve presente com seu tradicional camarote.
E para amplificar ainda mais essas ativações, a empresa ainda anunciou uma parceria com a Globo, como media partner, que fará a transmissão dos shows ao vivo pelo canal Multishow e um compacto na TV aberta e nas demais plataformas da Globo, como G1 e Globoplay.
As empresas parceiras da plataforma têm a preferência na negociação do plano de mídia com o grupo globo, que é adquirido à parte.
Estudos comprovam relevância deste mercado
Um estudo encomendado pela Together sobre o segmento revelou as transformações comportamentais que impactam as marcas e os negócios e gerou insights sobre o universo sertanejo e todos envolvidos no ecossistema.
O ritmo é considerado música pop no Brasil no sentido de sua relevância e distribuição, presente de norte a sul do país. 6 em cada 10 brasileiros afirmam ouvir sertanejo. No Sul, 64% dos ouvintes priorizam escutar este tipo de música, enquanto no Sudeste, é o gênero preferido de 55%.
De acordo com o Spotify e a Folha de S. Paulo, o Brasil é o país que mais consome a própria música. Ainda de acordo com o jornal, a música sertaneja corresponde 29%, ou quase um terço, de todo o impacto das rádios ao redor do país. Na pesquisa musical do Google Trends, a “Música Sertaneja” é o ritmo mais pesquisado de 2014 até hoje.