Os dias de exclusividade de parceiros do Twitch acabaram. O Twitch disse aos streamers parceiros dos Estados Unidos em um e-mail nesta manhã que a plataforma estava suspendendo seu contrato de exclusividade de longa data que negava aos parceiros a capacidade de transmitir em outros serviços. Os streamers agora poderão transmitir no YouTube, Facebook Live e outras plataformas – embora, em alguns casos, o Twitch ainda limite o que eles podem fazer.
“A partir de hoje, você pode criar conteúdo ao vivo em outras plataformas”, escreveu o Twitch aos streamers.
No e-mail, o Twitch reconheceu que os streamers usam várias plataformas para se conectar com suas comunidades e disse que essa mudança lhes daria maior flexibilidade para aumentar esse público fora da plataforma. Os criadores de conteúdo agora podem ir ao vivo em outras plataformas, desde que também não estejam ao vivo no Twitch. Isso permite que eles alcancem um número maior de pessoas e potencialmente os tragam para assistir no Twitch.
No entanto, o Twitch limita a transmissão simultânea de transmissões ao vivo para várias plataformas “semelhantes ao Twitch”. Os streamers não podem transmitir suas transmissões do Twitch para o YouTube ou Facebook por “períodos de tempo prolongados”. O Twitch diz que a transmissão simultânea para serviços móveis como TikTok e Instagram Live é permitida.
“Acreditamos que o envolvimento com dois fluxos ao mesmo tempo pode levar a uma experiência abaixo do ideal para sua comunidade”, dizia o e-mail. O Twitch se aprofundou no que isso significa para os parceiros com uma nova página de perguntas frequentes aqui.
A mudança reconhece que os dias de dependência de uma única plataforma acabaram. Essa também pode ser uma maneira de impedir que os criadores de conteúdo de alto nível da plataforma sejam atraídos pelo YouTube, como tem sido o caso de streamers como DrLupo e outros.
Ainda não temos novidades de quando essa atualização irá chegar no Brasil, mas contaremos para vocês aqui!