Desde o nascimento do Universo Compartilhado da Marvel lá em 2008 com o lançamento do primeiro filme do Homem de Ferro, é inegável o sucesso do estúdio em conectar diversas franquias distintas e arrastar multidões para as salas de cinema, tendo gerado até hoje mais de $22 bilhões de dólares arrecadados em bilheteria.
Em 2019 com o lançamento de Vingadores-Ultimato, a Marvel encerrou o que ela mesma chamou de A Saga do Infinito, um evento que vinha sendo construído há dez anos onde culminou com o embate entre os heróis e o titã Thanos, e fez salas de cinemas ao redor do mundo virarem estádios de futebol com tamanha empolgação.
De maneira geral, todos os filmes da Marvel até o fim da chamada Fase 3 tiveram uma boa aceitação por parte do público, seja por afeição aos personagens que foram desenvolvidos por anos ou por querer saber como iria terminar a história daquele homem roxo que estava atrás de seis joias. Porém a atual fase do UCM (a chamada Fase 4) está em um caminho bem diferente e dividindo muitas opiniões.
Nós fizemos um episódio de Podcast onde comentamos um pouco sobre este e outros pontos negativos do atual cenário da Marvel mundialmente. Ouça agora:
Tudo novo de novo
Após o lançamento de Ultimato, a Marvel “zerou” tudo e recomeçou, com personagens diferentes, alguns desconhecidos pela maioria do público que conhece o estúdio apenas pelas telonas, além de começar uma caminhada para um outro futuro megaevento que ainda não está tão claro. Muito menos qual ou quem seria a principal ameaça.
A Fase 4 da Marvel Studios já contou com os lançamentos de Viúva Negra, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Eternos, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e o recente Thor Amor e Trovão.
E a verdade é que nenhum desses filmes foi unanimidade entre o público, os próprios fãs da Marvel e a crítica especializada. Apesar da conhecida fórmula Marvel está presente, produções como Eternos e Multiverso da Loucura foram filmes bem diferentes pra o padrão estabelecido no estúdio.
Eternos teve como diretora Chloe Zhao, que ganhou o Oscar por sua direção em Nomadland, e deixou sua marca no longa, que contou com várias locações reais, uma linda fotografia, cenas filmadas no que ela chama de “hora mágica”, registrando o pôr do sol com suas luzes reais e naturais. Além de toda a beleza, Eternos nos apresentou um grupo de dez novos personagens milenares e superpoderosos com um elenco que abraçava a diversidade e representatividade. O filme foi o primeiro a contar com um herói abertamente gay no UCM (Phastos) e a primeira heroína surda (Makkari).
Já Multiverso da Loucura tem a direção forte de Sam Raimi, que tem suas características bem explícitas e traz um toque de horror para o UCM, com momentos que de fato te provocam sustos, além de abrir ainda mais as portas do multiverso e expandir o seu conceito.
E não é só no cinema que a Marvel divide opiniões atualmente, o estúdio já lançou séries para o Disney+ como Wandavision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki, What If…?, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel, sem contar os projetos que ainda serão lançados este ano, os que estão em pós-produção ou estão sendo gravados, e ainda os inúmeros projetos que foram anunciados e confirmados.
O que parecia a princípio ser uma boa notícia para quem gosta de super-heróis, pode não estar tendo o efeito esperado. Com três ou quatro filmes lançados por ano e mais três ou quatro séries, a Marvel criou uma linha de produção que tem deixado muita gente irritada principalmente pelo ritmo de lançamentos e a falta de profundidade nos roteiros em alguns casos, e até mesmo no que diz respeito ao CGI/efeitos especiais usados pelo estúdio que sempre foi um ponto elogiado (afinal eles nos deram o Thanos), mas que agora vem sofrendo várias críticas especialmente após a divulgação do trailer de Mulher-Hulk, onde a personagem que será vivida por Tatiana Maslany, parecia que ainda não estava finalizada.
O fato é que com polêmicas ou não, com efeitos especiais ruins ou não, a Marvel parece que não vai diminuir o ritmo nem tão cedo, já que no final do mês o estúdio volta à San Diego Comic Con para dar mais detalhes sobre o seu futuro e a Fase 5, que ainda precisa nos apresentar o Quarteto Fantástico e os X-Men.
Mas e você, o que está achando dessa Fase 4 da Marvel nos cinemas e no Disney+?