Em dezembro de 2020, o Sony Group, dono da Funimation, comprou a Crunchyroll da AT&T por US$ 1,175 bilhão e, desde então, o futuro das duas plataformas de streaming estava incerto, mas agora a fusão de ambas finalmente foi confirmada em comunicado oficial.
“Estamos muito entusiasmados em dar as boas-vindas à Crunchyroll ao Grupo Sony”, disse Kenichiro Yoshida, presidente do conselho, presidente e diretor executivo da Sony Group Corporation. “Anime é um meio de crescimento rápido que cativa e inspira emoção entre o público em todo o mundo. O alinhamento da Crunchyroll com a Funimation nos permitirá estar ainda mais próximos dos criadores e fãs que são o coração da comunidade de anime. Esperamos oferecer entretenimento ainda mais incrível que encha o mundo de emoção por meio do anime”.
“A Crunchyroll agrega um enorme valor aos negócios existentes de anime da Sony, incluindo a Funimation e nossos fantásticos parceiros na Aniplex e na Sony Music Entertainment Japan”, disse Tony Vinciquerra, presidente e CEO da Sony Pictures Entertainment Inc. Em breve, é possível que as plataformas lancem uma assinatura em conjunto para todos os usuários ou até mesmo se unam para formar uma única plataforma.
Tanto a Funimation, quanto a Crunchyroll estão presentes no Brasil. No momento, a Crunchyroll é o principal serviço de anime direto ao consumidor com 5 milhões de assinantes SVOD, com 120 milhões de usuários registrados em mais de 200 países e territórios, oferecendo AVOD, jogos para celular, manga, mercadoria para eventos e distribuição.