Eu jรก abordei aqui em outra oportunidade a minha frustraรงรฃo com o empenho do mercado publicitรกrio em gastar um tempo gigantesco direcionando suas aรงรตes de CRM em uma plataforma de terceiro que pede dinheiro para te deixar falar com o seu pรบblico.
Com um alcance orgรขnico cada vez menor, รฉ cada vez mais comum ver empresas apelando para o anรบncio quando o assunto รฉ divulgaรงรฃo nas redes sociais. O que sempre acabaย refletindo em bons nรบmeros em curtidas, comentรกrios e compartilhamento dentro da rede social.
Mas serรก que, no geral, as empresas realmente veem um impacto positivo nas vendas?ย A resposta รฉ: 91% nรฃo.
Dados
Alรฉm dessaย trรกgica notรญcia, a pequena amostragem da Exame PME acaba por nos trazerย diversas outras informaรงรตes interessantรญssimas:
94% das empresas consultadas declararam possuir uma pรกgina no Facebook. Dessa porcentagem, cerca de 18% nรฃo tem uma estratรฉgia definida.
60% afirmaram jรก ter investido em anรบncio, e 37% declararam nรฃo ter notado nenhum resultado relevante do investimento.
Resumo
Curtidas e compartilhamentos parecem realmente fazer um bem danado ao ego dos ~Social Medias~, mas como podemos ver, estรก longe de ser uma estratรฉgica eficiente quando o assunto รฉย influenciar as vendas.
O que eu nรฃo entendo รฉ porque diabos os departamentos de Marketing e as agรชncias ainda insistem em direcionar valores astronรดmicos em aรงรตes na rede social.
Com informaรงรตes de Revista Exame PME (ediรงรฃo Jul 2014).