Já fazia um tempo que a Microsoft tinha anunciado que mudaria definitivamente o nome de seu serviço de armazenamento na nuvem devido a um problema de patentes com a operadora britânica de TV Sky Broadcasting Group (BSkyB). Mas até agora não sabíamos como seria essa troca de nome.
O OneDrive nada mais é que o novo nome do SkyDrive, mas aparentemente será tudo trocado de forma gradual, e o OneDrive será apresentado como uma evolução do SkyDrive. Ou como a própria empresa diz em seu site: “o OneDrive é tudo o que você ama do SkyDrive e mais”.
É bem difícil uma empresa do porte da Microsoft não conseguir entrar num acordo para conseguir utilizar um nome ao redor de todo o mundo. Inúmeras empresas encontram os mesmos problemas, mas geralmente nada um contrato de alguns cifrões não resolva. Vimos que a Apple teve problemas com o iPad por aqui e, recentemente, a Gradiente pesou na maçã com o lançamento de uma série de smartphones denominados iPhones.
Mas por algum motivo não mercadológico a BSkyB não aceitou nenhum acordo financeiro para licenciar a marca para a empresa de Redmond. Mas nem por isso a empresa deve ser vista com maus olhos, pois eles garantiram a Microsoft um tempo “confortável” para que a empresa fizesse a troca.
Bom, pra mim, tanto faz o nome, gosto de integração de sistemas, mas o Dropbox satisfaz todas as minhas necessidades e funciona muito bem em várias plataformas. Acredito que pra fazer a mudança dos meus dados pro Sky/OneDrive precisaria de algo bem, mas bem estimulante. O que não vi até agora.