A SHEIN anuncia oficialmente o programa de incubação SHEIN X no Brasil. Lançado em 2021 nos Estados Unidos e hoje presente em mais de 20 países, a iniciativa foi concebida para fomentar o desenvolvimento de artistas e designers em ascensão, das mais variadas origens. Atualmente o projeto conta com mais de 4.600 participantes de todo o mundo, que conjuntamente criaram mais de 41.000 produtos nos últimos dois anos.
“O SHEIN X é um excelente programa de incubação de moda que orienta designers e artistas a criar e lançar as próprias coleções, financiando todas as etapas de produção e logística, o que garante que os participantes não assumam o risco ou o ônus financeiro do processo”, afirma Raquel Arruda, diretora de Marketing da SHEIN no Brasil. “Os participantes do SHEIN X têm, ainda, acesso ao modelo de negócios sob demanda inovador da companhia com produtos de alta qualidade e preços acessíveis”, reforça.
O objetivo da companhia é alavancar o programa no país em 2024. A empresa decidiu testar o programa por meio de projeto-piloto em 2023 e, por isso, o SHEIN X Brasil já conta com mais de 200 designers e artistas nacionais. “Mais de 400 produtos, inclusive, foram lançados e já temos best-sellers”, ressalta a diretora de Marketing.
Um dos maiores benefícios do programa é a visibilidade sem precedentes obtida por artistas e de designers com o acesso à vasta comunidade global de consumidores da empresa, que possui mais de 150 milhões de clientes. Os participantes criam e vendem os próprios produtos por meio da plataforma global. Ou seja, consumidores de todo o mundo podem comprar os produtos criados pelos brasileiros.
Os participantes contam com o apoio de um time de profissionais especializados para orientá-los sobre o desenvolvimento de coleções de moda e criação de arte com foco em mais de 32 categorias de produtos, entre roupas femininas, masculinas, infantis e acessórios.
Para começar a produção das peças e lançar as suas próprias coleções, os artistas recebem créditos financeiros de R$ 5.000 e os designers de R$ 25.000, além de comissão sobre vendas dos produtos que criam.
Como participar
Para participar do programa, os candidatos precisam enviar uma ficha de inscrição juntamente com portfólios detalhados e/ou obras de arte digitais para avaliação técnica do time da varejista online. Como se trata de um programa que faz parte de uma plataforma global, o idioma mandatório de todo o site é o inglês. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do programa.