Ao mesmo tempo em que o usuário precisa dos serviços gratuitos da web, as empresas precisam de usuários utilizando seus serviços, para poderem ganhar dinheiro com anúncios e afins. Portanto, embora pareça sempre que quem está no controle dos serviços são as empresas que os desenvolvem, nem sempre é assim. O medo de perder uma base de usuários por conta de um termo de uso é algo que não costumava acontecer antes, mas, recentemente, temos visto cada vez mais usuários preocupados com políticas de privacidade e termos de uso. É o que está acontecendo com os usuários dos serviços do Google.
Nos últimos dias a empresa de Mountain View atualizou seus termos de uso onde o usuário fornece permissoes ao Google para utilizar seu nome e sua foto em recomendações de anúncio. Já discutimos a falta de privacidade desse recurso aqui e parece que alguns usuários do Google também não gostaram e passaram a protestar de uma forma engraçada: colocando a foto do Chairman e ex-CEO do Google Eric Schmit em seus perfis.
O caso lembra bastante o que aconteceu com o Instagram na época em que mudaram seus termos abrindo uma brecha para a venda das imagens postadas pelos usuários em seus perfis na rede social de compartilhamento de imagens.
O Google permite que o usuário desative a o serviço de recomendações com fotos e nomes dos usuários, mas ao aceitar os termos de uso e continuar utilizando os serviços da empresa nada garante que de uma hora pra outra esta opção seja removida e você seja obrigado a compartilhar seus dados como se fosse garoto propaganda das empresas no sistema de anúncios do AdWords.
No caso do Instagram o usuário venceu. A empresa mudou seu termo e explicou que foi tudo um mal entendido (aham…). Vamos ver como fica esse capítulo com o Google. Espero que os usuários levem a melhor também.