Nos últimos dias a nova música de Shakira fez sucesso mundial, atingindo o topo das paradas de inúmeros países ao redor do planeta. Mas a música, que vem sendo apontada pelos fãs da cantora como uma carta ao ex-marido Gerard Piqué acabou gerando dor de cabeça não só para o ex-jogador; mas também para marcas como Casio e Renault, que virem sua reputação em jogo diante das comparações feitas pela letra da canção.
Em determinado momento da música BZRP Music Sessions #53, Shakira canta trechos como “Você trocou uma Ferrari por uma Twingo”, ou “Você trocou um Rolex por um Casio”. E foi o bastante para que inúmeros internautas acabassem criando memes em relação às marcas. A história foi ainda mais longe quando Piqué acabou por afirmar, em tom de revanchismo, que teria recebido um patrocínio da marca Casio.
Em pouco tempo perfis falsos foram utilizados para se posicionarem em nome da Casio. Na maioria deles era possível ler frases como “Quizás no seamos un Rolex pero al menos no nos han dejado por Clara Chía”, que pode ser traduzido como “Talvez não sejamos um Rolex, mas pelo menos não nos deixaram por Clara Chía”. O número de compartilhamentos nas redes sociais foi tanto que a própria marca Casio precisou ir a público em seus canais oficiais para comunicar que a provocação à Shakira havia sido feita por perfis falsos.
E antes mesmo que a Casio pudesse voltar a ter paz nas redes, Piqué ainda fez questão de ir atrás de outra marca para devolver as críticas da colombiana. O ex-jogador chegou a um evento com o Twingo, carro da Renault que Shakira também menciona na música como metáfora.
Nas redes sociais da Renault para a Espanha é possível encontrar dezenas de comentários em relação à polêmica criada. “Olá, gostaria de devolver meu Renault Twingo, pois o pessoal de Shakira me olhou mal. Obrigado”, ironizou um dos comentários com mais curtidas. “Vim por causa da Shakira e depois de ler os comentários, saio com vontade de comprar qualquer carro menos um Renault… E ainda assim comprei um Casio depois de passar pela conta deles”, disse outro.
O assunto é bastante delicado. Embora a Casio tenha se aproveitado do buzz com uma publicação bastante sutil em referência ao ocorrido, o problema vai além de questões jurídicas. Para muitas pessoas seria imoral apoiar uma personalidade tida como adúltera. Há ainda a acusação do teor machista do apoio a Piqué.
Resta acompanhar como serão os próximos dias das marcas.