A semana já começou movimentada na Disney. A gigante do entretenimento mundial anunciou neste domingo (20) a saída de Bob Chapek do cargo de CEO da empresa, o qual ele ocupava desde fevereiro de 2020, e o retorno de Bob Iger para assumir novamente a posição. A mudança na liderança da Disney tem efeito imediato.
O movimento pegou todo mundo de surpresa, inclusive analistas e especialistas que acompanham a Disney. Mesmo com o anúncio da mudança feito em um domingo à noite, as ações da casa do Mickey subiram cerca de 9% antes mesmo da abertura do mercado americano nesta segunda-feira (21).
Susan Arnold, presidente do Conselho da Disney, agradeceu a Bob Chapek por seus serviços nos últimos dois anos: “Agradecemos a Bob Chapek por seu serviço à Disney ao longo de sua longa carreira, incluindo a navegação da empresa nos desafios sem precedentes da pandemia. O Conselho concluiu que, à medida que a Disney embarca em um período cada vez mais complexo de transformação da indústria, Bob Iger está em uma posição única para liderar a empresa nesse período crucial.”
Bob Iger atuou por mais de quarenta anos na Disney, sendo quinze deles (2005 a 2020) como CEO. Foi durante a administração de Iger que a empresa se consolidou como uma potência mundial do entretenimento, já que Bob foi o responsável pelas aquisições da Pixar, Marvel, Lucasfilm e recentemente 21st Century Fox, sem falar no lançamento do Disney+, que ocorreu também sob a liderança de Bob Iger.
De acordo com a própria Disney, o catálogo robusto de conteúdo da empresa é uma prova da liderança e visão de Bob Iger.