O que já era esperado há um bom tempo vai finalmente virar realidade: o Globo Play, serviço de streaming ao vivo da TV Globo não só existe, como acaba de ser anunciado oficialmente pela emissora em um evento que aconteceu hoje em São Paulo.
O foco do aplicativo está no que eles chamam de Simulcasting, ou seja, a transmissão ao vivo da programação. No entanto, ainda será possível ver destaques do que aconteceu de mais importante no canal, para que o usuário possa assistir conteúdo sob demanda.
Inicialmente o Simulcasting estará disponível apenas para os espectadores do canal 4, do Rio de Janeiro e do canal 5, de São Paulo. Ainda não há previsão para o acesso ao conteúdo ao vivo das demais afiliadas.
Tem que pagar?
Assim como a própria TV Globo, o Globo Play também terá um grande foco na publicidade como principal forma de rentabilidade. O conteúdo ao vivo será totalmente gratuito, bem como a íntegra dos programas de esportes, jornalismo, variedades e realities. As íntegras das novelas e do conteúdo pay per view ainda ficarão acessíveis apenas para o plano pago.
Tecnologia 4K
A Globo investiu em um novo Datacenter para poder aguentar o streaming de conteúdo em 4K.
A emissora afirmou que a grande maioria do seu conteúdo já é produzido em resolução 4K, mas o conteúdo chegará ao consumidor aos poucos. No entanto, Dupla Identidade e Ligações Perigosas já serão disponibilizados na íntegra e em 4K.
Dispositivos compatíveis
O Globo Play foi preparado e concebido para tablets, smartphones, smart TVs e navegadores. Além disso, o aplicativo será compatível com o Google Cast, tecnologia para facilitar a transmissão do conteúdo no Chromecast.
Ele será lançado inicialmente Android e iOS no próximo dia 3 de novembro. Com previsão para chegada ao Windows no futuro.