Durante um painel no Cannes Lions Festival, o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, confirmou que um plano mais barato com propagandas estará disponível para quem deseja assinar o serviço pagando menos.
A Netflix sempre foi avessa a inserir propagandas em sua plataforma, porém após anunciar durante a sua última divulgação de resultados fiscais que perdeu aproximadamente 200 mil assinantes, e que projetava a perda de mais 2 milhões para o próximo trimestre, o serviço de streaming viu na criação de um plano mais barato a possibilidade de reverter ou pelo menos diminuir a queda no seu número de assinantes.
Durante a entrevista, Ted Sarandos justificou o novo plano dizendo que “a Netflix deixou uma grande fatia de consumidores de fora, pessoas que dizem “A Netflix é cara demais para mim e eu não me importo com as propagandas”, ele acrescentou “Não estamos adicionando propagandas a sua Netflix, mas criando um novo plano para pessoas que não se importam em assisti-las”.
A Netflix ainda é uma gigante no segmento de streaming e atualmente detém a primeira posição em termos de assinantes com aproximadamente 221 milhões em sua base, mas com a queda recente o valor que entra no caixa da empresa também diminui, tanto que a empresa anunciou há um tempo atrás que iniciaria o teste para a cobrança de uma taxa extra para quem compartilhasse a senha de sua assinatura no Chile, Costa Rica e Peru.
No Brasil o último aumento de preço da Netflix aconteceu em julho de 2021 com o plano mais barato passando a custar R$25,90 e o mais caro indo para R$55,90, o que gerou uma revolta nas redes sociais e alfinetadas dos serviços concorrentes.
Ainda não há um prazo definido para que aconteça o lançamento do plano mais barato pela Netflix.
Vale mencionar também que a HBO Max já possui um plano com propagandas nos Estados Unidos e a Disney anunciou que no final do ano lançará também uma versão com propagandas nos Estados Unidos e internacionalmente em 2023.