Em 1985 nascia o Rock in Rio, o evento que no futuro se tornaria um dos maiores festivais de música do mundo, e para celebrar toda essa história e a volta do RiR depois de 2 anos de pandemia, o evento anunciou que terá uma atração especial no Rock in Rio 2022, um show em homenagem à sua primeira edição.
Chamado de “1985: A HOMENAGEM”, o espetáculo será no Palco Sunset, no dia 9 de setembro, e promove um verdadeiro encontro de gerações, com artistas que viveram a primeira edição do evento junto com nomes que são os hits da atualidade: Ivan Lins, Elba Ramalho, Blitz, Alceu Valença, Pepeu Gomes, Luisa Sonza, Liniker, Agnes Nunes, Xamã e Andreas Kisser.
A ideia para este show nasce a partir de uma carta que Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio, escreveu para ele mesmo, como se estivesse respondendo, nos dias de hoje, um texto feito pelo próprio em 1985.
Um hiato de 37 anos separa estas duas edições, mas sentimentos semelhantes são revividos, já que na época, com o término da ditadura em 1984, a população voltou para as ruas revelando a grande vontade de se reencontrar, se abraçar e estar junto outra vez. Em 2022, o público também está se deparando com um momento bastante aguardado, o da retomada de uma vida normal após um longo período de dois anos de pandemia.
Estimulados pela pergunta: como seria o Sunset se hoje fosse 1985?, a homenagem será produzida pela ótica do próprio ano de 1985, mas explorando todas as propostas, características e convergências proporcionadas unicamente pelo Palco Sunset.
Além disso, nesta quarta-feira (16/03), uma Lei publicada na edição extraordinária do Diário Oficial reconheceu o Rock in Rio como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. A medida foi sancionada pelo governador Cláudio Castro por meio do Projeto de Lei 9.599/22, feito pela deputada Alana Passos.