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    IFB e IPESO divulgam pesquisa inédita sobre foodservice e mostram marcas mais lembradas

    Pela primeira vez a pesquisa foi direcionada aos operadores e não aos consumidores finais. Sadia se destaca em cinco categorias

    EM GKPB.COM .BR

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    ✨ O que você precisa saber:

    • IFB e IPESO se uniram para realizar a Pesquisa Top of Mind Foodservice no Brasil, buscando descobrir as marcas mais lembradas pelos operadores do segmento de restaurantes, bares e lanchonetes.
    • A pesquisa contou com 760 estabelecimentos participantes, com entrevistas realizadas com os proprietários e responsáveis de compras.
    • Algumas marcas se destacaram em diferentes categorias, como a Sadia em bacon, linguiça calabresa e pepperoni fatiado, e a liderança dos primeiros colocados com pelo menos o dobro de vantagem em relação aos segundos em categorias como atacado de autosserviço, azeite extravirgem, ketchup, entre outros.

    O IFB (Instituto Foodservice Brasil) se uniu com o Instituto de Pesquisa IPESO para trazer um estudo inédito para o Brasil: a Pesquisa Top of Mind Foodservice. A iniciativa procurou descobrir as marcas mais lembradas da indústria e dos prestadores do foodservice na visão dos operadores do segmento (restaurantes, bares, lanchonetes etc.). Pela primeira vez, as perguntas foram direcionadas aos operadores e não aos consumidores finais, e essa é a principal novidade dessa edição do estudo.

    “Mais uma vez o IPESO inova no mercado foodservice brasileiro. A pesquisa Top of Mind Foodservice é uma importante ferramenta para que os gestores possam avaliar a força das suas marcas entre os operadores”, afirma Victor Trujillo, CEO do IPESO.

    No total de 760 estabelecimentos respondentes, 400 eram restaurantes, 200 eram padarias e 160 eram lanchonetes que foram sorteados para participar da pesquisa de forma probabilística, e o IPESO entrevistou os proprietários e responsáveis do setor de compras dos estabelecimentos.

    No total, foram analisadas 30 categorias, onde destacam-se:

    o   Categoria óleo de algodão: em primeiro lugar, com 10,8%, Liza; seguido de Soya (9,2%) e com a marca Flor de Algodão (5,3%).

    o   Em atacado de autosserviço, o primeiro mais lembrado é o Atacadão (32,1%), com grande vantagem em relação ao segundo colocado, Assaí (18,2%). Em menores percentuais estão Makro (4,2%), Nova Safra (3,7%), Fort Atacadista (2,6%), Villefort (2,4%) e Mateus (1,8%).

    o   Para a lembrança sobre azeite extravirgem, a marca Gallo é a mais lembrada, com grande percentual (41,3%); Andorinha teve 9,7% de lembrança e O-live, 3,4%.

    o   Na categoria bacon, Sadia tem três vezes mais lembrança (35%) do que a segunda colocada, Seara (10,5%), que está pouco à frente da Perdigão (8,7%).

    o   Em batata frita congelada, novamente há uma distância significativa no ranking. McCain é a mais lembrada, com 33,4%, e Bem Brasil vem em segundo lugar, com menos da metade (12,6%); Sadia, famosa na categoria bacon, aparece em terceira posição, com 6,1%.

    o   A lembrança sobre linguiça calabresa mais uma vez traz ao topo a Sadia, com 34,7% das menções, mais do que o dobro de Perdigão (14,5%) e Aurora (12,4%).

    o   Para a categoria chantilly, a diferença é menor. Amélia representa 7,6% das citações, seguida de Vigor (5,8%) e Fleischmann (3,7%).

    o   Em cobertura de chocolate, Nestlé aparece com três vezes mais lembrança (21,6%) do que Harald, a segunda colocada (7,1%), e Sicao, a terceira, com 4%.

    o   No segmento cream cheese, os números se assemelham. Philadelphia é a primeira colocada (12,4%), seguida de Polenghi (10,3%) e, completando o pódio, Danúbio, com 9,2%.

    o   Na categoria fermento biológico, Fleichmann, que já havia sido citada em chantilly, é disparada a marca mais lembrada, com 30%, ao passo que a segunda e terceira posições são de, respectivamente Itaiquara (4,7%) e Dona Benta (3,4%).

    o   Em ketchup, Heinz é a marca que mais se destaca, com 33,4% das lembranças. Em segundo lugar está Hellmanns, com 16,6%, seguida de Cepera (10%).

    o   A lembrança sobre queijo muçarela é dissipada. Em primeiro lugar, com 7,1%, está a Tirolez. A segunda colocação se divide entre Três Marias e Sadia, com 5,5%, seguidas da President, com 5%. Marcas como Da Vaca, Italac e Scala representam respectivamente 4,2%, 4% e 3,7%.

    o   A categoria de pepperoni fatiado mostra novamente a Sadia em evidência, com 13,4% das menções. Em segundo lugar está Ceratti (5,5%) e, em teceiro, a Seara, com 4,2%.

    o   A marca Tabasco em molho de pimenta teve 24,5% das lembranças, ou seja, três vezes mais do que Gota, a segunda colocada, com 7,4%. Marata é a terceira opção, com 5,5%.

    o   Catupiry é o requeijão forneável mais lembrado pelos donos dos estabelecimentos, com 18,2% de menções, novamente mostrando uma grande diferença entre o segundo colocado, Scala, com 5,3%, e Vigor e Polenghi, empatados em terceiro com 4%.

    o   A categoria molho shoyu é liderada pela Sakura, com 28,7% da lembrança. Em valores muito menores estão Ajinomoto (5,5%) e, quase empatados em terceiro, estão Cepera (4,2%) e Mitsuwa (4%).

    o   Para tempero em pó, Knorr é líder, com 15,5% das citações, o dobro do segundo lugar, ocupado pela Arisco (7,1%). Em terceiro aparece Sazón, com 6,6%.

    o   A categoria vinagre evidencia a Castelo como a marca mais citada, com 23,4%. Em segundo lugar, com 12,9%, Minhoto. Peixe e Gallo em terceiro, com 3,7%.

    Um resultado que se destaca é sobre a marca Sadia, citada em cinco categorias, aparece em primeiro em três: bacon, linguiça calabresa e pepperoni fatiado, reforçando sua força no segmento de laticínios e embutidos.

    Em categorias como atacado de autosserviço, azeite extravirgem, bacon, batata frita, linguiça calabresa, cobertura de chocolate, fermento biológico, ketchup, pepperoni fatiado, molho de pimenta, requeijão forneável, molho shoyu, tempero em pó e vinagre, o primeiro colocado tem, pelo menos, o dobro de vantagem em relação ao segundo.

    Visando colocar os holofotes nas marcas do setor, Ingrid Devisate, diretora executiva do IFB, afirma: “Apoiamos a primeira Top of Mind do Foodservice para contribuir com o reconhecimento e gerar valor para as marcas. O IFB apoia iniciativas que ajudem a desenvolver o mercado de alimentação fora do lar, e a pesquisa Top Foodservice trará mais força e legitimidade”.

    Vale destacar que a margem de erro para a amostra é de 3,6% e a pesquisa tem 95% de nível de confiança.

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