Bianca Andrade, também conhecida como Boca Rosa, é um fenômeno do marketing, sabendo sempre gerenciar muito bem suas marcas e sua carreira. Recentemente a empreendedora lançou um produto e esgotou o estoque de um mês em apenas um dia.
Nesse episódio do Break Publicitário, assim como foi feito com Anitta e Juliette, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro narram toda trajetória de Boca Rosa para analisar o case de sucesso da influenciadora.
O decorrer da carreira
A influenciadora começou a chamar atenção aos 16 anos, utilizando um batom rosa que fazia muito sucesso na época. Bianca não tinha dinheiro para utilizar o batom original e viu nisso uma oportunidade para criar conteúdo aconselhando sobre produtos populares que se assemelhavam aos comercializados por grandes grifes.
Conforme suas dicas como influenciadora faziam sucesso, a empreendedora começou também a realizar trabalhos como maquiadora.
Em 2016, Bianca foi convidada para fazer o espetáculo Boca Rosa, onde contava sobre suas experiências de vida. Foi questão de tempo para começar a chamar atenção de grandes nomes, pois em 2017 a influenciadora foi convidada para ser colunista do programa É de Casa, da TV Globo.
Em outubro de 2018, lançou uma coleção de maquiagens com a marca de cosméticos Payot, chamada Boca Rosa Beauty by Payot. Em 2019, lançou uma linha de produtos para cabelo, Boca Rosa Hair, em parceria com a Cadiveu. E já passou até mesmo pelo mercado de acessórios.
A participação no Big Brother Brasil
Em 2020, Bianca Andrade participou da primeira edição com celebridades do Big Brother Brasil. Edição que ficou registrada por conta do grande alcance, repercussão, principalmente por ter acontecido no momento em que a pandemia da Covid-19 se iniciava.
A influenciadora aproveitou sua passagem pelo reality para esbanjar toda sua expertise combinando looks para utilizar dentro do programa juntamente com sua equipe das redes sociais e mostrando o poder de suas maquiagens com suas performances dentro do BBB – principalmente nos momentos em que aparecia chorando.
Boca Rosa entrou no reality show com aproximadamente 8 milhões de seguidores e infelizmente acabou passando por uma onda de cancelamento dentro do programa, mas acabou conseguindo converter essa situação após sua saída e atualmente já acumula mais de 17 milhões de seguidores em seu Instagram.
Sua saída do programa levou a empreendedora a realmente voltar sua atenção para o mercado e investir na personalidade marketeira como Bianca Andrade, elevando sua conexão com seu público para engajar cada vez mais com os produtos de suas marcas.
Embora tenha sido a quinta eliminada em sua edição, é fato que Bianca marcou um bom case para as próximas celebridades a participar do reality devido a volta por cima que conseguiu dar no pós-programa. Boca Rosa vivenciou quase tudo o que tinha para ser vivido dentro do BBB com memes, brigas, cancelamento, estratégias e é, sem sombra de dúvidas, um case de sucesso para se estudar.
Polêmicas
Como toda boa celebridade, Bianca Andrade também tem suas polêmicas durante sua trajetória. Como é o caso de 2014, quando a influenciadora foi contratada para maquiar uma noiva de casamento e acabou dando um bolo no serviço. O caso virou até mesmo processo na justiça e a “vítima” recebeu aproximadamente R$ 15 mil reais pelo ocorrido.
Além disso, teve um outro caso onde Boca Rosa negava a todo custo que havia feito lipoaspiração, mas acabou sendo “desmascarada”. E, por último, houve a quebra de contrato com a Globo, que pedia exclusividade pela participação da influenciadora no reality show, mas descobriu que já havia um outro contato com a Amazon Prime para o programa Soltos em Floripa.
Em contato com Hugo Gloss, Bianca disse que todas as questões jurídicas e legais envolvendo a Rede Globo estavam sendo resolvidas e que estaria comprometida em fornecer as informações necessárias para deixar claro qualquer mal entendido com a emissora. Em janeiro de 2021, o Noticias da TV publicou que a influencer reconheceu a quebra de contrato com a Rede Globo e pagou 150 mil reais a emissora encerrando assim o processo judicial.
Sucesso em vendas
Recentemente Bianca Andrade realizou o lançamento de um novo produto para sua linha Boca Rosa Hair, o “Boquinha”. Descrito no site oficial como “Gomas de Vitaminas Cadiveu Essentials Quartzo Shine By Boca Rosa Hair”, a novidade esgotou o estoque de um mês (13 mil) em apenas um dia.
O produto é uma espécie de goma que, de acordo com o site, “contém todas as vitaminas e minerais essenciais para um tratamento de dentro para fora, que irá transformar o seu cabelo de uma vez por todas, além de auxiliar no crescimento saudável dos fios e contribuir com a manutenção da sua pele e unhas”. Além disso, é o único do Brasil com selo Peta.
Ao que tudo indica, Boca Rosa vendeu aproximadamente R$ 1.547.000,00 apenas no lançamento do Boquinha. Ao esgotar o estoque, a influenciadora abriu pré-venda do produto e deve lucrar ainda mais com o passar dos dias.
Considerações finais
Talvez Bianca Andrade não fortaleça todos os pontos que diz fortalecer, mas é inegável que a influenciadora e empreendedora conseguiu construir um forte senso de comunidade entre seus seguidores. As pessoas que gostam da Boca Rosa confiam na influencer para oferecer sempre produtos de boa qualidade.
Para esse último lançamento, por exemplo, Bianca escolheu João Guilherme como embaixador para conseguir expandir ainda mais o público do produto, visto que os seguidores do influenciador são em grande maioria meninas mais jovens. E isso mostra que o Império Boca Rosa é muito bem posicionado estrategicamente.
A empreendedora sempre se mostrou muito dedicada em tudo que se propôs e, ainda que seus produtos não tenham necessariamente nada exclusivo, sem dúvida ainda fazem sucesso por conta da grande habilidade de Bianca em trabalhar como influenciadora e gerenciar sua própria comunidade.
De acordo com o portal Bloomberg Línea, os ganhos de Bianca Andrade com o Instagram giram em torno de US$ 32 mil e US$ 54 mil por post, conforme a ferramenta Influencer Marketing Hub (que não tem ligação oficial com a rede social), com uma taxa de engajamento de 2,20%.
Embora essa taxa de engajamento pareça baixa, vale lembrar que quanto mais seguidores, mais difícil se torna impactar uma grande parcela de seu público por conta dos algoritmos da plataforma. O sucesso de seu último lançamento mostra o quão bem a influenciadora consegue lidar com o engajamento alcançado.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre o Império da Boca Rosa na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.