Existem propagandas que são referência e ficam marcadas na nossa memória, mas ao mesmo tempo existem aquelas que parecem ter sido um surto coletivo. Quando olhamos para trás, será que conseguimos ver o avanço da publicidade ou tudo permanece igual?
Neste episódio do Break Publicitário, Matheus Ferreira, Erik Rocha e Victor Alexandro falam um pouco sobre propagandas históricas e visitam o passado para comentar sobre cases que nos dias de hoje nem sairiam do papel.
O surto das campanhas antigas
Fazendo uma viagem para o passado é possível observar o quanto a sociedade evolui com a publicidade e vice-versa. No decorrer deste episódio, diversas artes foram analisadas e é impressionante a maneira como algumas coisas eram normalizadas.
Propagandas históricas que seriam canceladas
Obviamente (e felizmente) existem algumas coisas que eram admitidas no passado e agora não são mais, e o episódio começou citando algumas dessas campanhas que não seriam aceitas pelo público hoje em dia.
Taurus
Diretamente dos anos 80, a campanha sugeria que quem tinha um revólver Taurus dormia mais tranquilo sob o mote “Não deixem que roubem seu sono”. Atualmente, com as novas legislações sobre o uso de armas, seria este anúncio seria inviável.
Volkswagen – Fusca (Anos 60)
Essa campanha da Volkswagen colocava o Fusca como um carro para esposa e sugeria que era a melhor opção para mulheres por ter peças de fácil acesso (supondo que mulheres batem mais os carros e não sabem dirigir).
Sylvapen – 1971
As canetas Sylvapen simulava um maço de cigarros e, com uma criança fingindo que estava fumando, a marca defendia ser a “caneta mais mordida da América Latina“.
Champion – Enceradeira mirim (1954)
Reforçando o estereótipo de que meninas precisam saber cuidar de casa, essa marca criou uma enceradeira para crianças.
Krespinha
Esse é um caso bizarro de Bombril de 1952 com um produto que até já apareceu por aqui antes e nem vale muitos comentários.
Casa das Cuecas
Esse anúncio de 1982 faz um trocadilho (não muito agradável) para o Dia dos Namorados.
Malzbier da Brahma
O anúncio de 1967 sugere que os trabalhadores consumam a cerveja para virar a noite trabalhando.
Lacta – 1918
E que tal subornar as crianças com uma barra de chocolate?
Anúncios que são referências até hoje
Além dos anúncios que certamente seriam cancelados, é certo que existem também aqueles que são referência até os dias atuais.
Mamíferos Parmalat
Esse clássico da propaganda deixou todos malucos em busca dos ursinhos dos mamíferos.
Bombril
Bombril marcou época com seus comerciais protagonizados por Carlos Moreno.
DDD Embratel
Apresentou de um jeito inovador e simples uma novidade para o público geral.
Faber Castell Aquarela
Com essa campanha a Faber Castell conseguiu deixar a música “Aquarela” na cabeça do público por um bom tempo.
Pipoca e Guaraná
Pipoca e Guaraná virou referência e conseguiu até mesmo criar um hábito no público. A campanha até mesmo chegou a ser refeita em 2020 na voz de Manu Gavassi.
Compre Baton
Quem não se lembra da clássica campanha que hipnotizava a mãe para comprar Baton para seu filho?
Danoninho Ice
Rompendo barreiras temporais, essa campanha foi tão marcante na memória do público que até acabou sendo revivida no ano passado.
Campanhas que parecem um surto coletivo
Depois de passar por campanhas que seriam canceladas e campanhas que marcaram gerações, a gente chega nas que parecem ter sido um delírio.
Moça para a falta do leite materno – 1949
Não tem leite materno para seus filhos? Moça tinha uma sugestão.
Moça com refrigerante – 1957
E que tal essa “nutritiva combinação”?
Telebradesco
O Telebradesco foi um delírio coletivo que parecia ser um InternetBanking do Bradesco na época do Mega Drive.
Médico fumando
Propaganda dos Cigarros Porto nos anos 70: na época, era comum encontrar propagandas de indicação do cigarro aos médicos e profissionais bem sucedidos.
Cigarro Hollywood no avião – 1956
Ótima ideia fumar no avião, que tal?
Perguntas no Instagram
No Instagram @geekpublicitario e @breakpublicitario foi perguntado para os ouvintes do podcast qual era a propaganda mais antiga que guardam com carinho até os dias de hoje. Confira algumas delas:
- Havaianas no Aeroporto
- Chockito
- Limões da Pepsi Twist
- Lava rápido HotWheels
- Pepsi Copa 2010
- Quem bate é o Frio
- Cadê meu celular
- Pôneis malditos
- Folha de S. Paulo Hitler
Considerações Finais
Salvos os destaques para a campanha da Taurus, que provavelmente ainda conversaria com o público-alvo nos dias de hoje; Para a campanha “Dê Para o Seu Namorado”, que segundo o Erik poderia ser encaixado em alguma marca para maiores hoje em dia; E para o Telebradesco, pela grande inovação. É muito legal olhar para o passado e compreender que evoluímos como sociedade.
Olhar para o passado do mercado publicitário é compreender a importância de conversar com a sociedade na qual sua marca está inserida. É interessante que o público tenha cada vez mais olhar crítico e consiga cobrar com firmeza o posicionamento correto das marcas em suas publicidades.
Caso você tenha interesse em conferir toda conversa do podcast sobre Propagandas Históricas na íntegra você pode ouvir ou assistir o Break Publicitário em todas as plataformas digitais.
Créditos pelas imagens dos anúncios: Propagandas Históricas e TecToy Wiki.