A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) está realizando uma colaboração com as produtoras Kondzilla e GR6 para impactar o público jovem com a campanha Conscientize+, que convida o público a cuidar de si, seus amigos e famílias durante celebrações.
A ação conta com a participação de cantores influentes do funk como MC Hariel, MC Soffia e Fanieh, que se reúnem em um videoclipe gravado com a música “Cola-bora”, disponível nas redes sociais do UNICEF e da Kondzilla, em formato para TikTok e Reels.
A música, gravada por Fanieh, traz as principais informações sobre a prevenção da covid-19 em diferentes contextos como natal com a família, churrasco com amigos e saídas de ano novo, incentivando o uso de máscaras, a vacinação, não misturar copos e manter o distanciamento social. Os três cantores participaram da produção sem cobrança de cachê.
“É essencial que adolescentes e jovens reconheçam sua importância na prevenção da Covid-19, dentro de suas casas e em seus círculos sociais. Sabemos que o final do ano é uma época de muitas reuniões familiares e entre amigos, então é importante que cada um faça a sua parte para frear a contaminação pelo vírus. Por isso, nos juntamos com grandes nomes para levar essa mensagem a adolescentes e jovens de todas as partes do Brasil”, diz Michael Klaus, chefe de comunicação do UNICEF no Brasil.
A campanha e jingle original foram criados pela agência de publicidade Radiola, de Brasília, e produzida com base em uma escuta de jovens de várias comunidades com a facilitação do Labjaca – laboratório de pesquisa, formação e produção de dados e narrativas sobre as favelas e periferias, localizado na favela do Jacarezinho, zona norte do Rio de Janeiro.
Além do videoclipe, a Conscientize+1 também conta com uma série de conteúdos digitais para redes sociais e será veiculada em outras mídias, como por meio de cartazes em comunidades, e levada para espaços com participação de adolescentes e jovens. O conteúdo também faz parte de campanha da ONU Brasil sobre os cuidados com a Covid-19 no período de festas e férias e será veiculada nas redes da própria ONU e demais agências do sistema.