Em dezembro do ano passado, nós falamos aqui em primeira mão sobre a chegada do novo logo da Globo. E depois de quase 1 ano do anúncio da nova marca mãe, agora finalmente ela começará a ser aplicada no principal ponto de contato do grupo com seus consumidores, a TV. A aplicação vem junto com uma nova roupagem, ou como chamou a emissora, “on-air look”. Uma identidade visual completamente reformulada. Todas as novidades foram anunciadas no final do Jornal Nacional desta quarta-feira (1).
A aplicação da nova identidade visual da emissora vai tirar as faixas de cores, que vinham sendo utilizadas de 1988 no centro do logo, para que elas possam invadir todo o entorno dos elementos da identidade e ajudem na diferenciação de temáticas da diversa programação da emissora.
O novo logo aposta forte em cores vivas e vibrantes. Ele não é exatamente a mesma versão colorida e em 2D que vimos ser aplicada nas redes sociais da companhia. Aparentemente durante esses últimos 12 meses o time de design da emissora não conseguiu dar lugar para a nova marca na TV sem conservar muito do jogo de luzes e sombra da sua versão anterior utilizada desde 2014.
O logo, inclusive lembra muito uma imagem publicada por Hans Donner em seu Instagram privado há alguns meses. No entanto, algumas coisas parecem ter mudado na forma retangular que dá profundidade ao símbolo.
Vale lembrar ainda que o novo logo da TV Globo não é uma atualização do novo logo da Globo, anunciado no ano passado. O novo logo da Globo, a empresa mãe que administra uma série de marcas continua utilizando a chamada versão de 8 cores.
No novo on-air look, que foi apresentado ao fim do filme, as cores extrapolam a logomarca e ocupam toda a tela, gerando novas interações e contrastes. Este pacote gráfico, agora, passa a acompanhar toda a programação da TV Globo, e estará, ainda, nos perfis do canal nas redes sociais.
“Quisemos refletir nessa identidade visual toda a proximidade com o público que a marca da TV Globo traz. Uma marca que evoluiu, para se adaptar aos tempos atuais, mas manteve o DNA da criação de Hans Donner há mais de quatro décadas. E é acessível, humana, flexível, conversa com as pessoas. Mais do que nunca, nesse novo on-air, a emoção do conteúdo se funde e dá vida a essa marca”, afirma Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo.
“Toda mudança de identidade visual envolve muito estudo, planejamento e entrega. Para construir o on-air da TV Globo, mantivemos o nosso DNA, que é forte e consistente, mas trouxemos elementos para estar mais alinhados com nosso posicionamento de marca e reforçar a nossa proximidade com o público. As cores, que já eram presentes na identidade visual, foram reinterpretadas e temos agora uma paleta mais quente, orgânica e versátil, mantendo a leveza e otimismo que são atributos da TV Globo. A multiplicidade de tons borra os limites entre marca e conteúdo e esse conceito é o pilar da nova identidade” explica Ricardo Moyano, diretor de Criação da Globo.
Nós discutimos sobre isso e muito mais em nosso podcast Break Publicitário. Ouça abaixo o EP “Cadê o Hans Donner?”
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