Os municípios têm bandeiras, os estados têm bandeiras, os países têm bandeiras. Até festa junina tem bandeira. Mas por algum motivo o nosso querido planeta Terra não tem uma bandeira pra ele. Aliás… Não tinha.
O designer sueco Oskar Pernefeldt arregaçou as mangas e se empenhou para criar um projeto um tanto audacioso. Ele criou “A Bandeira Internacional do Planeta Terra”.
No vídeo o designer explica perfeitamente o porque de cada um dos elementos. Os elos representam a união dos nossos povos, já o azul que toma conta de todo o fundo da bandeira representa o item indispensável para a nossa existência. A água.
Houve uma preocupação até com a tonalidade do azul. Ela não poderia ser nem escura demais, pois desapareceria na escuridão do espaço, nem claro demais, pois não teria contraste nas roupas e equipamentos espaciais.
Algumas fotos divulgadas no site oficial do projeto de Pernefeldt demonstram algumas das possíveis situações em que a bandeira poderia ser aplicada. E o resultado é incrível:
Além de bonito o projeto é esperançosamente gentil. Afinal, a conquista do espaço representa poder aqui no nosso planeta. Logo, os países não querem nem saber de representarem um todo, mas sim mostrar quem manda. A exemplo da bandeira americana na lua.
Se é que era na lua mesmo que enfiaram aquilo…
Se você gostou do projeto e quer saber mais, pode acessar o site oficial da Bandeira Internacional do Planeta Terra neste link.