Nesta última segunda-feira (4), todas as plataformas gerenciadas pelo Facebook ficaram offline ou apresentaram instabilidade, o que acabou prejudicando muitos microempresários e autônomos que dependiam das redes sociais para gerenciar seus negócios. Dessa forma, a busca por uma alternativa em meio a queda fez com que o Telegram apresentasse um aumento de 70 milhões de usuários em sua rede.
Em um comunicado oficial, o fundador e diretor executivo do Telegram, Pavel Durov, afirmou que “o Telegram experimentou um aumento recorde em registro e atividade de usuários” e aproveitou para cutucar a concorrência, finalizando com boas-vindas para os novos usuários e afirmando “Não vamos decepcionar vocês como os outros”.
O anúncio foi dado no canal oficial de Durov na plataforma, e você pode conferir completo logo abaixo:
“Ontem, o Telegram experimentou um aumento recorde em registro e atividade de usuários.
A taxa de crescimento diário do Telegram ultrapassou a norma em questão de magnitude e recebemos mais de 70 milhões de refugiados de outras plataformas em um dia. Estou orgulhoso de como nossa equipe lidou com esse crescimento sem precedentes, porque o Telegram continuou a funcionar perfeitamente para a grande maioria dos nossos usuários. Dito isso, alguns usuários nas Américas podem ter experimentado uma velocidade mais lenta do que o normal, já que milhões de pessoas desses continentes correram para se inscrever no Telegram ao mesmo tempo.
Peço aos nossos antigos usuários que digam olá aos amigos recém-chegados, ajudem-nos a desempacotar e informem o que temos em estoque. Certifique-se de que eles fiquem por perto e vejam por que o Telegram está anos-luz à frente da concorrência.
Para os novos usuários, gostaria de dizer isso: bem-vindos ao Telegram, a maior plataforma independente de mensagens. Não vamos decepcionar vocês como os outros.”
Em comunicado oficial, a equipe de engenharia do Facebook pediu desculpas pelo ocorrido e afirmou que os dados dos usuários não foram comprometidos por conta do período de inatividade.