Eu tenho um carinho especial pelo Firefox e demorei a largar dele para adotar o Chrome. Embora seja um excelente navegador para desktops, o Firefox perdeu um mercado enorme para o navegador da Google, que em pouco tempo abocanhou usuários de todos os navegadores possíveis, mas a Mozilla não quer ficar pra trás de jeito nenhum, e assim como o Google fez em 2011, a empresa apresentou um logo mais minimalista e moderno.
Tudo bem, a mudança não foi tão grande assim, mas ficou perceptivelmente mais limpo e bonito. Veja as alterações:
Dentre as alterações relatadas em inglês na imagem acima podemos ressaltar:
- Remoção de um alto brilho aplicado no globo
- Degradês mais suaves e profundos para um melhor contraste
- Remoção de detalhes e simplificação do elemento que representa a raposa
- Estilização do braço da raposa para adição de um ombro
- Adição de uma fina borda para melhor contraste em vários planos de fundo
- Melhoria das curvas da cauda, remoção de detalhes e clareamento da região para melhor visualização em tamanhos menores.
Eu, particularmente, acho que a mudança deveria ser maior, mas uma raposa e um mundo não deve ser nada fácil de simplificar sem correr o risco de descaracterizar a marca.
Que o bom gosto continue inspirando os designers do Firefox e reflitam no navegador.