Início Publicidade Anúncio TIM divide opiniões e vira piada após exibir comercial ‘ao vivo’ via...

TIM divide opiniões e vira piada após exibir comercial ‘ao vivo’ via 4G. Assista!

Depois de fazer um enorme barulho, a TIM finalmente exibiu neste domingo o primeiro comercial transmitido via 4G do Brasil no intervalo do Fantástico.

Nós não tínhamos muita ideia do que ia acontecer e, parece que era mesmo a intenção, afinal a produção foi bastante simples. Veja:

Continua depois do anúncio

Como esperado, o anúncio dividiu opiniões e virou piada nas redes sociais. Enquanto uns aproveitavam o momento para fazer piadas, outros faziam duras críticas.

Continua depois do anúncio

Dentre as principais reclamações estavam as de que o comercial havia sido gravado anteriormente, além de que ele havia sido transmitido por outras operadoras ou mesmo por Wi-Fi.

No entanto, Luciano Huck fez questão de prontamente postar em seu Instagram uma foto de toda a equipe de engenharia da Globo que esteve por trás do anúncio da TIM, o que já conta um pouco pro lado da TIM, afinal juntar todo esse povo pra fazer um comercial gravado pelo celular não tem muito sentido, né?

Continua depois do anúncio
Reprodução - Instagram
Reprodução – Instagram

O problema é que a TIM aparentemente não fez questão de simplesmente adotar algumas medidas que seriam extremamente eficazes para evitar comentários (previsíveis) como estes, como mostrar o smartphone e dizer a hora em que o comercial estava sendo veiculado. Uma estratégia amplamente utilizada por veículos de comunicação quando querem provar que estão ao vivo.

Outro ponto que chamou atenção foi a ausência de erros ou nervosismo de Huck e Suziki, natural para momentos tão tensos como estes; além do áudio limpo. Nós que utilizamos streaming com frequência sabemos que, por mais que a conexão esteja boa, o áudio nunca é tão claro como vemos no comercial da TIM.

Continua depois do anúncio
Entre as piadas mais utilizadas pelos internautas, o assunto principal foi o limite de tráfego diário da operadora.

No fim das contas eu vou dar meu voto de confiança pra TIM e acreditar que ele foi mesmo ao vivo e transmitido de uma rede 4G da operadora. Afinal, de exemplos de empresas que se deram mal ao tentar enganar o consumidor nós já estamos bem cheios.

Bem como eu disse no outro post, é um pouco improvável que a TIM tenha feito todo um alarde desses sem produzir um Making Of. E ele deve ser essencial para a credibilidade da marca. O que resta é esperar.

Continua depois do anúncio

E você, o que achou?

[Atualização]

O pessoal do Tecnoblog apurou que o comercial não foi exatamente como esperávamos. De acordo com o jornalista Thássius Veloso, a TIM informou que o comercial foi feito por streaming para a Globo, que o gravou minutos antes de inserí-lo no ar.

Continua depois do anúncio

Há quem diga que a operadora não prometeu em momento algum fazer um comercial ao vivo, mas de acordo com as falas do Luciano Huck, fica claro que a ideia era que isto ficasse implícito.

Entre outras questões o release de imprensa dizia que o comercial seria transmitido por meio da tecnologia 4G, o que também não ocorreu, visto que não houve uma espécie de link, mas sim uma gravação.

Continua depois do anúncio

Making Of

A Tim finalmente divulgou um making of da ação, que na verdade não mostra muito mais do que nós já sabíamos, mas vale a pena conferir:

https://www.youtube.com/watch?v=MqzGZEb7Hm0

Continua depois do anúncio

Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:

Conheça nosso podcast

FOOTER AMP
Sair da versão mobile