Início Publicidade Design Kuat ganha nova identidade visual com foco na pluralidade da cultura brasileira

Kuat ganha nova identidade visual com foco na pluralidade da cultura brasileira

Para celebrar volta da comunicação direta após 10 anos, a marca aposta em uma reconexão com o público nordestino com nova identidade visual

Depois de 10 anos sem comunicação direta com seu público, o guaraná Kuat acaba de ganhar uma repaginada no seu visual e uma nova campanha: “Curta seu sabor, viva seu lugar”, que vai homenagear as peculiaridades das mais diversas regiões brasileiras.

Criada pela agência Gana, a ação tem como proposta usar elementos regionais fortes como cheiros, gostos, lugares, comidas e músicas para se conectar com pessoas de cada região. Trança nagô, cuscuz, viola caipira e Festa de São João são alguns dos temas mencionados na primeira fase do projeto, que homenageia os nove Estados do nordeste brasileiro.

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Kuat é uma marca de 23 anos, que sempre foi conhecida como irreverente, jovem e ousada, mas que não se comunica com o consumidor há bastante tempo. Agora, queremos celebrar a pluralidade das culturas regionais brasileiras, que tem tudo a ver com Guaraná, mantendo nosso tom irreverente e divertido”, conta Pedro Abbondanza, Diretor Sênior de Marketing da The Coca-Cola Company. 

“Esse primeiro movimento da marca não é uma campanha sobre o nordeste, mas uma exaltação sobre nove estados diferentes, cada um com seu gostinho e particularidade. Trouxemos o conceito convidativo: ‘Curta seu sabor. Viva seu lugar’ porque enxergamos e acreditamos nessa pluralidade de viver cada pedacinho desse país”, explica Felipe Silva, CEO da Gana.

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Novas embalagens

Novo design das embalagens de Kuat foi inspirado na cultura nordestina. Imagem: Divulgação.

Além disso, a embalagem também ganha uma nova linguagem gráfica para transmitir essa pluralidade. A embalagem chega com versões temáticas criadas junto com consumidores da região, homenageando os estados do nordeste. O trabalho é assinado pela designer e ilustradora Bel Andrade Lima e busca representar os estados de forma menos óbvia, transmitindo a diversidade e a riqueza do país.

“Kuat queria trazer elementos que fizessem referência ao Brasil, e a regiões específicas do país, começando pelo nordeste. Sem ficar caricato ou estereotipado – a ideia era termos representações honestas que gerassem conexões verdadeiras com os consumidores, de forma que eles pudessem se ver nesses produtos”, conta Bel Andrade Lima.

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