No mês de abril, a Pontofrio anunciou a reformulação da sua marca, que passou a se chamar apenas Ponto :>. A mudança acompanhou a transformação de toda a companhia, que primeiro apresentou o novo logo e o influenciador CB, da Casas Bahia, e, depois, revelou a nova nomenclatura da Via Varejo, que virou apenas Via.
Nesta entrevista ao GKPB, Ilca Sierra, diretora de marketing e marca da Via, comenta sobre como surgiu a ideia de deixar a marca mais jovem, da transformação do icônico pinguim – que agora ganhou um visual digital -, e da estratégia de integrar todas as plataformas de comunicação.
Além disso, a executiva revela que a Via prevê a abertura de 120 novas lojas em 2021, com foco nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Acompanhe abaixo trechos do bate-papo.
Com 75 anos de mercado, a Pontofrio é uma das marcas mais tradicionais do varejo brasileiro. Como surgiu a ideia de transformar a identidade visual da empresa e quais foram os principais desafios?
Essa importante mudança faz parte da transformação que a Via está promovendo desde 2019. A repaginação do Ponto:> – uma marca querida pelos clientes e que sempre transmitiu inovação – foi pensada com muito cuidado, depois de muita pesquisa e testes com nossos clientes.
O novo Ponto vai trazer muita irreverência e tecnologia. Seguindo o formato de criação por Design Sprint, o processo foi conduzido pelo grupo de design de inovação da Croma, um time de profissionais da Via e da agência VMLY&R, entre diretores, redatores, designers, makers e antropólogos.
A marca ficou mais jovem, mais moderna e inovadora. E também trouxe mais protagonismo a uma personalidade irreverente, bem-humorada e focada no digital.
Com o rejuvenescimento da marca e a nova assinatura ‘Direto ao Ponto : >’, a marca planeja alcançar um novo target de consumidores? Como vão trabalhar a comunicação?
Essa nova marca traz o espírito jovem pro protagonismo. É uma marca que conversa, experimenta, testa, fala o que pensa, chama o cliente para criar junto. Ponto é sobre romper com o óbvio e ter ponto de vista. A bandeira traz os atributos da conveniência omnicanal, foco nas categorias de tecnologia e avança em ganho de market share regionalmente.
Já a comunicação da nova marca foi apresentada em um plano de mídia robusto, principalmente no digital. Na TV, a campanha, desenvolvida pela VMLY&R, teve início no intervalo do Jornal Nacional e do Big Brother Brasil, na TV Globo, e seguiu em outras grades do canal, incluindo o Fantástico.
Outro destaque é o personagem Pinguim, que já é conhecido pela base de seguidores nas redes sociais e agora ganhou ainda mais protagonismo com um novo visual, uma atitude bem irreverente e já nos primeiros dias de sua estreia fez o engajamento da marca escalar novos patamares. Quem seguir o perfil do ponto não vai ter monotonia.
A pandemia, causada pela Covid-19, fortaleceu o e-commerce que atingiu números nunca antes vistos no segmento. Quais são os próximos planos da marca?
Estamos prevendo a abertura de 120 novas lojas neste ano, entre Casas Bahia e Ponto, com foco na expansão para as regiões norte e nordeste do país. Não somente em Ponto, mas o nosso objetivo é atender o cliente quando, onde e como ele preferir, desde o momento da compra até o pós-venda.
Entendemos que precisamos estar conectados com o consumidor em todos os pontos de contato, com a interligação entre as lojas físicas e online, possível em razão da nossa omnicanalidade.
Com essa visão, estamos integrando cada vez mais nossas plataformas de venda para que, na loja física, nosso vendedor também possa oferecer ao cliente todos os produtos ofertados no online, inclusive os do marketplace, não o limitando ao estoque da loja e gerando recorrência.