A Converse inovou muito na sua nova campanha, e acabou de lançar uma loja virtual na Ilha de Lixo do Pacífico, uma das áreas mais sujas do mundo, com o objetivo de fechá-la. A ação consiste em uma loja, no meio do lixo, com uma realidade 360°, e todo o dinheiro que entrar será revertido para limpar a área, até a loja fechar.
Na experiência, o visitante pode “ficar em pé” andando pela loja e na ilha, para se conscientizar sobre o problema e ajudar na limpeza do oceano. A loja apresenta uma coleção com novos protótipos sustentáveis. Muitos dos tênis são peças únicas feitas à mão, enquanto outros são lançados com tiragens de produção muito limitadas.
Quando os visitantes entram no site, eles são lançados diretamente no problema da ilha, no meio do lixo. E por meio de uma experiência 360°, os usuários podem navegar pelo local e entrar na loja, onde podem explorar a nova coleção.
Com quantidades limitadas de unidades e tamanhos disponíveis para o público em geral, durante os estágios iniciais de testes de materiais renováveis, a Converse decidiu não colocar os tênis à venda.
Na verdade, os protótipos são doados gratuitamente para qualquer pessoa na Nova Zelândia e Austrália, quando doam para a ONG Take3 por meio da loja virtual, nomeada de Renew Labs.
Todos os tênis foram criados com técnicas de baixo impacto, sendo umas extremamente inovadoras e outras mais tradicionais. Algumas séries de protótipos usam tecnologias novas e avançadas, como tinta criada a partir da poluição do ar capturada ou tintas cultivadas por micróbios bioluminescentes.
Já outras exploram artesanatos mais tradicionais, usando tinturas naturais de raízes e frutos silvestres, e até mesmo restos de flores de calêndula de Día De los Muertos que geralmente acabam no aterro.
Quem quiser visitar a loja, basta acessar o site da Renew Labs. Além disso, também é possível ver a loja pelo Google Maps.