Kotler jรก dizia em Marketing 3.0 que uma marca bem sucedida deixa de fazer parte da empresa e passa a ser de domรญnio do consumidor. Essa semana vimos que este fato pode aplicar-se tambรฉm a campanhas.
O filme publicitรกrio Vem Pra Rua era pra ser apenas um trabalho de marca da Fiat, mas o que era pra ser um jingle para uma campanha de uma montadora automotiva sobre a Copa do Mundo acabou se tornando na trilha de um dos momentos mais histรณricos da histรณria desse paรญs.
Com refrรตes convidativos como “Vem pra rua porque a rua รฉ a maior arquibancada do Brasil” e uma melodia que ecoa na cabeรงa, fica difรญcil qualquer ser que estรก acompanhando os protestos em todo o paรญs nรฃo acabar relacionando o conteรบdo da canรงรฃo com o carรกter do movimento. Hรก atรฉ quem compare a mรบsica “Vem Pra Rua” com “Pra Nรฃo Dizer que Nรฃo Falei das Flores”, de Geraldo Vandrรฉ, que acabou virando hino da luta
Nem a Johnie Walker escapou dos riscos de se arrecadar mind share com campanhas como a investida da empresa no patriotismo brasileiro com a campanha “Keep Walking Brazil”, onde o Pรฃo de Aรงรบcar ganha vida e รฉ retratado como um Gigante Brasileiro que, numa metรกfora do paรญs, acordou.
O resultado foi uma mistura dos ideais transmitidos pelas duas campanhas impressos em duas hashtags mais utilizadas nos posts relacionados ร s manifestaรงรตes como #vemprarua e #ogiganteacordou, alรฉm da criaรงรฃo de vรญdeos como o seguinte, que na minha opiniรฃo รฉ sensacional:
A campanha da Johnie Walker jรก nรฃo tem mais investimento em mรญdia convencional e, ao contrรกrio do que muitos sites andaram dizendo, a Fiat nรฃo removeu a campanha do ar. Segundo o Radar da Propagandaย a Fiat garantiu que a peรงa sรณ sairรก da mรญdia no prรณximo sรกbado por uma questรฃo de cronograma de mรญdia. O que parece ser verdade, visto que enquanto eu escrevo este artigo eu acabei de assistir o comercial na TV.
De acordo com Joรฃo Ciaco, Diretor de Marketing da Fiat, “A mรบsica nรฃo รฉ mais da Fiat, รฉ das pessoas” e assim que o anรบncio sair do ar as pessoas estarรฃo livres para utilizar a mรบsica para outros fins.
Nรฃo queria estar na pele do Diretor de Marketing da Fiat para escolher entre o tรฃo buscado sucesso de um viral e o risco de ser responsรกvel por qualquer problema que a utilizaรงรฃo da mรบsica nos protestos possa causar ร marca.
Com informaรงรตes de Economia Estadรฃo