A marca de sucos Do Bem decidiu entrar em causas sociais e está transformando as caixas de suas bebidas em telhas para a construção de casas populares, sedes comunitárias e moradias emergenciais em vários estados do Brasil.
A iniciativa faz parte de um programa de compensação ambiental desenvolvido pela Polen, uma startup de sustentabilidade. Para que isso fosse entregue nas mãos certas, também foi feita uma parceria com duas ONGs para participarem do projeto, a ONG Teto e a ONG Ecolar.
A meta da iniciativa, que ganhou o nome de Bagaço do Bem, é compensar 100% dos resíduos da produção das embalagens longa vida da marca, ou seja, retirar do meio ambiente mais de 1000 toneladas de resíduos produzidos por ano. Para isso, para cada telha produzida, são necessárias cerca de 1.100 caixinhas recicladas.
Até hoje no total já houveram 52 reformas espalhadas por Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Paraná, mas outros estados também serão contemplados.
Com a ONG Teto já foram construídos 3 banheiros comunitários, 2 sedes comunitárias, 1 praça comunitária, 1 biblioteca e 18 moradias emergenciais, além disso outras 17 estão em processo de construção. Já com a ONG Ecolar, as telhas foram utilizadas na construção de 10 casas.
Quem quiser participar da iniciativa e contribuir com embalagens que iriam para o lixo, basta acessar o site Rota da Reciclagem Do Bem, portal oficial de pontos de reciclagem da Tetra Pak, e procurar o ponto de coleta mais próximo.