No dia 08 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e a Ancar Ivanhoe, grande rede de shoppings, esse ano deixou as flores de lado e traz a campanha “Nós não vamos nos calar” para promover incômodo, debate e reação social.
A campanha foi pensada para que a sociedade entenda a importância de não se calar. Com isso, a Ancar Ivanhoe desenvolveu uma ação com cartazes interativos, que foram espalhados pelos shoppings para alertar sobre os tipos de violência que mulheres sofrem diariamente ao longo de toda a vida.
“A mulher é a principal frequentadora dos nossos empreendimentos. Para nós, é fundamental que ela entenda que aqui ela pode se sentir segura e acolhida. Nosso objetivo com essa campanha é mostrar que a sociedade deve sim intervir em qualquer manifestação de violência, que só dessa maneira será possível combater esse mal crescente que vivemos”, comenta Diego Marcondes, head de Marketing da Ancar Ivanhoe.
Em 2021, após um ano do início da quarentena, o aumento significativo dos casos de violência doméstica contra a mulher aumentou, isso fez com que a data comemorativa se mostrasse ainda mais necessária nos dias de hoje.
Os números apresentados são alarmantes. Segundo publicação da Gênero e Número, as mulheres representam 67% das vítimas de violência física, e só no DF esse valor chegou a 75%. Em 2020, o feminicídio cresceu 22% e a violência doméstica chegou a impactar 82 mil mulheres em MG. De acordo com a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, a Central de Atendimento à Mulher, 180, chegou a ter um crescimento de 74,6% nos 12 meses passados.
A campanha “Nós não vamos nos calar” é uma parceria da Ancar Ivanhoe com a Binder e a ONG Themis, referência nacional no apoio judicial às mulheres. A ação começa no dia 8 de março nos seguintes shoppings:
Shoppings Pátio Paulista, Metrô Itaquera, Golden Square e Parque das Bandeiras em São Paulo; nos Shoppings Botafogo Praia, Boulevard, Madureira, Nova América e Nova Iguaçu no Rio de Janeiro e no Shopping Conjunto Nacional em Brasília.