A PingPlay é uma plataforma de streaming brasileira feita para incluir pessoas com deficiência visual e auditiva e chega ao mercado no dia 15 de março deste ano.
Esse será o primeiro serviço de streaming que apresenta 100% de conteúdo acessível, com diferentes possibilidades entre os recursos, trazendo audiodescrição, legendas descritivas e Libras.
A plataforma foi criada pela ETC Filmes, produtora brasileira de conteúdo focada em acessibilidade, que disse ter encontrado uma oportunidade de negócio após uma pesquisa com o público-alvo para entender como as pessoas com deficiência viam uma plataforma de streaming com recursos.
“A ideia surgiu com o fechamento dos cinemas e o adiamento da lei de acessibilidade para 2023”, diz Thais Ortega, coordenadora de acessibilidade e legendas da ETC Filmes. “[Muito] foi produzido, mas não disponibilizado. Uma plataforma online é uma ótima forma de tornarmos isso possível”.
A PingPlay deve disponibilizar títulos que nunca foram exibidos com recursos acessíveis, como o filme sul-coreano Parasita, vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2020.
Para conhecer e utilizar o serviço, basta acessar o site oficial, que no momento se encontra com uma contagem regressiva até o momento do lançamento. Inicialmente a plataforma chega apenas para web, mas já possui planos para chegar nos celulares.