Mais
    InícioInovaçãoFinançasBanco Central comenta sobre utilização do PIX em correntes do Instagram

    Banco Central comenta sobre utilização do PIX em correntes do Instagram

    O Banco Central reforça que "O PIX é um meio de pagamento, não uma rede social" ao ser questionado sobre a utilização do serviço em correntes do Instagram.

    EM GKPB.COM .BR

    Publicidade

    ✨ O que você precisa saber:

    • PIX, serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, tem sido utilizado nas redes sociais para flertes e correntes.
    • Templates no Instagram incentivam transferências via PIX em resposta a desafios.
    • Banco Central do Brasil alerta que o PIX é um meio de pagamento e não uma rede social, e não há previsão legal para bloquear usuários no sistema.

    Lançado oficialmente em novembro do último ano, o PIX, serviço de pagamentos instantâneos do Banco Central, já foi alvo de diversas polêmicas e campanhas, além de facilitar diversas transações bancárias. Contudo, recentemente uma prática viralizou nas redes sociais, onde o PIX é utilizado como um facilitador e ferramenta para flertes e as famosas correntes.

    Através do Instagram, templates (modelos prontos de imagens) de brincadeiras envolvendo transferências pelo PIX estão fazendo o maior sucesso e desafiam os usuários a transferirem determinadas quantias para outros usuários em resposta a uma pergunta ou desafio. Vale ressaltar que, além dos valores pré-determinados “corresponderem a uma resposta”, o PIX também permite que o usuário envie mensagens para o destinatário, o que possibilita os usuários de “flertarem”.

    Entre os templates para Instagram mais populares estão correntes e brincadeiras como “PIXTinder”, “Seu PIX vale algo”, “Nossa amizade vale PIX”, “Desafio PIX”, “PIX Maternidade” e diversos outros. Ao fazer um print ou download de uma versão em branco, o usuário pode repostar em seu story com a sua chave PIX para que os seguidores interessados participem. Confira alguns exemplos:

    À CNN Bussiness, o Banco Central do Brasil comentou sobre a utilização “incorreta” da ferramenta em correntes do Instagram e para “flertar”: “O PIX é um meio de pagamento, não uma rede social”. Além disso, a instituição reforça o único objetivo da ferramenta, que é dar mais agilidade às transações financeiras.

    Por fim, o Banco Central informou ao veículo que não há previsão legal para possibilitar o bloqueio de usuários específicos dentro do sistema. Aqueles que não querem ser incomodados com mensagens através das transações, o BC sugere ao usuário que realize, junto ao aplicativo do banco onde mantém a conta, o bloqueio de notificações de pagamentos. Outro ponto levantado pelo Banco Central é exposição de dados em redes sociais, como o CPF (uma das possibilidades de chaves do PIX).

    Com informações de: CNN Bussiness.

    - Publicidade -

    Últimos stories

    A marca traz personagens do anime — Luffy, Zoro, Sanji, Chopper, Nami e Usopp — em embalagens colecionáveis.

    Marcas extrapolam universo dos hidratantes labiais com promessa de cuidado para toda a boca

    Neste ano plataforma aposta em abordagem dupla, elogiando ou zoando do gosto musical dos usuários

    Marca traz sabor Queijo Nacho e aposta em nova opção de consumo

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...

    🔥 Em alta agora:

    Converse apresenta modelos que celebram os 15 anos do filme ‘Coraline’

    Apostar na nostalgia tem sido uma das principais estratégias das marcas para atrair novos públicos e se conecta com seus consumidores mais fiéis. Pensando...
    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Conecte-se

    62,441FãsCurtir
    165,000SeguidoresSeguir
    7,200SeguidoresSeguir
    50,700SeguidoresSeguir
    5,400SeguidoresSeguir
    18,000InscritosInscrever
    Publicidade