Nos últimos dias dois murais acabaram ficando bem conhecido do público amante de games e de arte urbana de todo o Brasil. Eles retratavam alguns personagens de jogos como Free Fire, que virou uma febre entre o público adolescente e Cyberpunk, um dos games mais aguardados do ano. No entanto, o que parecia pura obra de arte de rua acabou virando a maior dor de cabeça para a Prefeitura de São Paulo, que multou a produtora NaLata por infringir a Lei Cidade Limpa.
Veja este e outros destaques em nosso canal no Youtube:
Murais de Cyberpunk 2077 e Free Fire ferem Lei Cidade Limpa
Os murais estão bem próximos, perto do Elevado Costa e Silva, conhecido como Minhocão, no centro da cidade. O mural de Cyberpunk 2077 recebeu uma multa de 410 mil reais, enquanto a multa sobre a arte de Free Fire chegou a R$ 595 mil. De acordo com o UOL, a Lei Cidade Limpa ganhou uma resolução em 2016 que removeu a necessidade de autorização para grafites, porém reiterando a proibição de qualquer insinuação de produto comercial.
A NaLata é uma das principais produtoras que trabalham com confecção de murais em São Paulo. Não a toa, os trabalhos ficaram incríveis. Tão incríveis que chegaram até mesmo a ser publicados, olha só, no perfil oficial da Prefeitura de São Paulo no Twitter. Uma busca rápida nos arquivos do Internet Archive mostra a publicação que já foi apagada. “As definições de arte foram atualizadas com sucesso! #SP2077”, dizia o tweet.
Procurada, a NaLata não quis comentar o caso.