O Governo do Estado de São Paulo lançou na última sexta-feira (11) o TOP, seu novo Bilhete Digital através de QR Code para embarque nas estações da CPTM e do Metrô. A ideia é que a tecnologia, que já passava por um teste piloto em algumas estações desde o ano passado, possa substituir, a médio prazo, o bilhete unitário tradicional.
A partir de agora, os usuários de transportes sobre trilhos no estado de São Paulo poderão contar com o novo Bilhete Digital QR Code. A tecnologia estará disponível para compra e utilização por meio de um aplicativo para celulares Android e iOS e tem o mesmo valor que o anterior, R$ 4,40. Além disso, os usuários também poderão adquirir o bilhete QR Code nos terminais de autoatendimento das estações com cartões de débito. Segundo o comunicado, em breve também será possível adquirir os bilhetes em estabelecimentos parceiros. Confira a versão impressa:
Contudo, existem algumas recomendações para os bilhetes adquiridos nos terminais de autoatendimento. Mesmo sem ter uma data de validade, no caso do Bilhete Digital QR Code impresso, a recomendação é de que ele seja utilizado em até 72 horas após a emissão para evitar que a impressão do código sofra danos. Para garantir o melhor uso na sua versão em impressa, também é recomendado que não o amasse, dobre, rasgue ou molhe, inclusive com álcool em gel, para evitar que o QR Code seja inutilizado, e que, após o uso, o papel seja descartado na lixeira mais próxima.
O uso do QR Code em versão mobile para pagamento de tarifas torna-se um aliado para uma mobilidade mais segura, sem contato físico ou manuseio de dinheiro, uma vez que o pagamento é feito por cartão de débito ou crédito. Pelo aplicativo TOP, o cliente pode adquirir, diariamente, até 10 bilhetes que ficam disponíveis no app para quando ele precisar usar, sem prazo para expirar.
Para obter mais informações sobre o novo bilhete digital do Metrô SP e da CPTM, basta acessar a página oficial do TOP clicando aqui.