A Globo divulgou nesta semana que já fechou os 10 patrocinadores para a próxima edição do reality mais famoso do país, o Big Brother Brasil. Mas enquanto olhávamos para o plano comercial da Globo para uma matéria sobre o assunto, uma informação chamou a atenção. A repercussão do BBB20 no Twitter foi nada menos que 30 vezes maior do que a última edição do Super Bowl.
Foram mais de 137 milhões de tweets, um volume 557% maior do que na edição anterior. O programa conquistou 6.990 Trending Topics no Brasil e 1.240 Trending Topics no mundo. Tudo isso resultou em um impacto de 1,1 bilhão na rede do passarinho azul. No Facebook foram 1,7 bilhões de impactos e no Instagram, 621 milhões. No total, foram 3,5 bilhões de impactos nas redes sociais.
Os números de audiência também impressionam: 37 milhões de telespectadores por dia e 167 milhões de telespectadores durante todo o programa. Além disso, o programa entrou para o Guinness Book neste ano como o maior número de votos públicos para um programa de TV no mundo, com 1.532.944.337 votos.
Até hoje eu não consigo entender porque o mercado publicitário brasileiro insiste em exaltar o Super Bowl. Com a desculpa de ser o maior evento televisivo dos Estados Unidos, param assistir às campanhas que muitas vezes nada tem a ver com o nosso budget ou perfil de consumo do brasileiro, resultando em uma série de referências importadas que não servem muito para o trabalho aqui.
O BBB, por sinal, segue há 20 anos aguentando críticas de que teria conteúdo pouco relevante para o mercado e a sociedade como um todo. Mas vale lembrar que somente na última edição, Bianca Andrade e Manu Gavassi deram um show de estratégia de marca, além do que o programa em si foi uma aula do que a sociedade quer e espera das marcas no futuro.