Com o sucesso da edição de 2020 e dos reality shows num geral, o BBB21 (Big Brother Brasil 2021), que já tem data para início, não precisou de muitos esforços para encontrar os patrocinadores da nova edição. Já estão garantidas 10 cotas de patrocínio, entre os nomes estão McDonald’s, Amstel, C&A, Lojas Americanas, PicPay e outras marcas.
Confiante no potencial da edição de 2021, a Globo decidiu abrir mais espaço para anunciantes na edição do Big Brother Brasil do próximo ano. Nos últimos anos, a Globo geralmente oferecia seis cotas de patrocínio máster para o reality e as marcas que faziam a aquisição garantiam suas marcas exibidas nas chamadas e vinhetas do programa, além do direito de promover ações de conteúdo nas provas, festas e em outros momentos do jogo. Outras marcas também realizavam ações pontuais no programa.
Dessa forma, o BBB21 contará com, pelo menos, 10 patrocinadores através das cotas disponibilizadas. Durante toda a edição, que começa no dia 25 de janeiro e tem o término previsto para o dia 4 de maio, o público vai se deparar com ativações das marcas Lojas Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay, Seara, Above e Organnact. As cotas são divididas por categorias e possibilitam formatos diferentes dentro do programa:
Patrocinadores BIG (ou máster) do BBB21
Adquiriram esta cota, por R$ 78 milhões cada uma (valor de tabela), as marcas Americanas, PicPay, que também participaram como patrocinadoras da edição de 2020, e Avon, que já havia realizado ações pontuais dentro do programa. A cota garante a exposição das marcas em todo o ecossistema que envolve o BBB dentro da Globo, tanto na exibição na TV aberta quando no Multishow, no ambiente digital e de redes sociais. Essas marcas também poderão ativar conteúdo sobre o programa em suas próprias redes e, também, promover ações de merchandising dentro da casa.
Patrocinadores Anjo do BBB21
Quem garantiu a cota anjo, por R$ 59 milhões cada uma (valor de tabela), foram as marcas C&A, Seara, P&G, que já realizaram ações dentro da casa, e o McDonald’s e Amstel, como estreantes dentro do reality. Em relação as entregas comerciais dessa cota, elas são bem parecidas com a cota máster, mas não incluem, por exemplo, intervalos comerciais contextualizados, participação na atração de boas-vindas ao eliminado da semana (que é exibida pelo GShow) e a inserção no formato squeeze (onde a tela do programa ganha uma espécie de borda, com a divulgação de produtos ou serviços do anunciante).
Patrocinadores especiais
Os patrocinadores especiais são aqueles que terão participações fixas dentro do programa em ações recorrentes dentro do programa. Cada cota de patrocínios especiais custou para os interessados R$ 18 milhões (valor de tabela). Os cotistas e ações são: Lojas Americanas assinando o Mercado BBB; PicPay como meio de pagamento dentro do programa; Above, Ornannact e Seara com Cotas de Participação. Outras marcas devem entrar como patrocinadores especiais até o início (ou ao longo) do programa, pois existe ainda uma cota de patrocínio para o Almoço do Anjo.
A edição 2021 do Big Brother Brasil, que ainda nem começou, já quebra recordes e promete ser a mais lucrativa para a Globo em toda a sua história. A edição de 2020, onde 25 marcas participaram do programa, rendeu mais de R$ 400 milhões para a emissora. O potencial para 2021 é de mais de R$ 500 milhões.
Com informações de: Meio&Mensagem e Noticias da TV.