A campanha para a prefeitura de São Paulo está chegando ao fim e a poucos dias dos cidadãos irem às urnas os dois candidatos seguem com porcentagens cada vez mais próximas de acordo com as pesquisas, com isso as campanhas têm se intensificado de formas cada vez mais criativas. E foi o que fez o pessoal do Gabinete do Amor, como se denomina o grupo voluntário que produz os conteúdos da campanha de Guilherme Boulos do PSOL, com o novo game “Boulos Radical”.
A ideia surgiu a partir de um tweet de Felipe Neto, que utilizou uma montagem de uma foto onde o candidato Boulos aparecida fazendo manobras de skate para justificar que era o que ele imaginava quando via alguém dizer que o Boulos era “radical”.
Game Boulos Radical
Com muito menos recursos, a campanha de Boulos é reconhecida como um fenômeno dessas de audiência na internet. Os vídeos de Boulos no Instagram tiveram 11 milhões de visualizações, enquanto os de Covas foram vistos apenas 70 mil vezes. Para o pesquisador e analista de redes Fabio Malini, do Departamento de Comunicação da UFES, “trata-se de uma campanha muito criativa, com muitos gêneros de conteúdo. Tem live, tem publicação de conteúdo de imprensa, tem vídeos, tem games”.
A arte ficou por conta do sempre sensacional CrisVector. O artista tem se tornado amplamente conhecido por conta do trabalho impecável que faz sobre personalidades e acontecimentos políticos, sempre com alguma sacada crítica ou irônica voltada a uma visão política mais de esquerda.
O jogo Boulos Radical foi lançado oficialmente na noite de sábado pelos voluntários. No jogo, Boulos precisa desviar de fake news, tucanos, mosquitos e outros adversários que tentam atrapalhar sua vitória na eleição. Veja aqui.
Ainda no primeiro turno, a mesma equipe voluntária tinha feito o game Super Boulos, no qual o candidato, como um super-herói, passa por obstáculos nos bairros de toda a cidade para virar o jogo.
Créditos dos realizadores:
Roteiro e Produção: Subversilvio Silva e Rodrigo Febronio
Programação: Subversilvio Silva
Ilustrações: CrisVector
Música e Sound Design: Leonardo Lima
Colaboração: Douglas Domingues @duubhglas