Hoje (9) o Youtube anunciou os vencedores da primeira edição do Youtube Works Brasil, a premiação para as campanhas que tiveram a plataforma de vídeos do Google como um dos pilares da estratégia das marcas.
A premiação reconhece os melhores trabalhhos em conta com 7 categorias diferentes: Best Work With Creators, Buzzworthy, Data-driven, Media Strategy, Creative Effectiveness, Visibility And Inclusion e Grand Play. Confira abaixo as campanhas que venceram:
Vencedores do Youtube Works 2020
Best Work With Creators
Na categoria que premia os melhores trabalhos com criadores de conteúdo ficou a campanha YouDonor$ criada para o Exército de Salvação.
Entre os finalistas ainda ficaram Avon Big & Tutorial e Som do Silêncio da Secom/PR.
Buzzworthy
A categoria Buzzworthy premia a campanha que teve grande repercussão além da plataforma. O prêmio ficou com a Renault e seu comercial inspirado em Caverna do Dragão.
Na categoria, Renault ainda disputou o prêmio com a You Donor$ do Exército de Salvação e com Som do Silêncio, da Secom/PR.
Data-Driven
Eu não entendi nada do porque divulgar a categoria Data-Driven, que premia cases que demonstram habilidade em utilizar insights provenientes de Google Data, se ela não teve nenhum vencedor. Mas aparentemente o Youtube achou que era interessante trazer a categoria para tentar estimular o mercado em 2021. Eu achei estranhíssimo.
Media Strategy
O prêmio de Media Strategy, que consagra a melhor estratégia de mídia dentro da plataforma ficou com o Santander e a campanha Duo: PF+PJ.
Os outros dois finalistas foram Data-driven Media Mix, da GM e Caverna do Dragão, da Renault.
Creative Effectiveness
Na categoria Crative Effectiveness, quem levou o prêmio de melhor trabalho criativo e eficiente foi Caverna do Dragão. Os outros dois indicados foram A Boneca que Nunca Pedi, da Nike e Google Search Local, do Google.
Visibility and Inclusion
O prêmio Visibility and Inclusion ficou com a parceria entre Artplan e Secom PR na campanha Som do Silêncio. A categoria dá destaque a cases que colocaram grupos normalmente negligenciados pela indústria e que, a partir disso, geraram discussão sobre temas necessários.
A campanha vencedora também disputou o troféu com Shazam, da Warner e A Boneca que Nunca Pedi, da Nike.
Grand Play
O Grand Play premia o case que melhor entregou tudo o que era possível dentro da plataforma. É sem dúvidas o mais importante e aguardado da premiação. Quem levou o prêmio foi Caverna do Dragão.
Agências de publicidade de todo o país puderam inscrever trabalhos que usaram o YouTube como canal de acesso e engajamento com consumidores de forma inovadora, além de gerarem grande impacto nos resultados de negócio em 2019.
“O YouTube combina conteúdo de qualidade com audiência massiva e o suporte das ferramentas do Google, permitindo múltiplas estratégias de comunicação. Marcas conseguem explorar diferentes narrativas, gerar valor e obter resultados. Os vencedores do YouTube Works são a prova disso”, afirma Marcella Campos, head de Marketing do YouTube Brasil. “Eles nos mostram como a criatividade no uso do YouTube pode mexer ponteiros de negócio”, complementa.
O júri do Youtube Works foi composto por: Elio Silva (Diretor de Marketing da Riachuelo), Ezra Geld (CEO da IPG Media Brands), Felipe Luchi, Frank Pflaumer (Vice-Presidente de Marketing na Nestlé), Guilhermo Bressane (Diretor de Marketing do Itaú), Ilca Sierra (Diretora de Marketing da Via Varejo), João Branco (Diretor de Marketing do McDonald’s), Keka Morelle (CCO da Wunderman Thompson), Poliana Souza (VP de Marketing da Coca-Cola), Renata Bokel (CSO da WMcCann), Ricardo Dias (Diretor de Marketing da Ambev), Sergio Gordilho (CCO da Africa) e Stella Brant (CMO da Liv Up).