Início Publicidade Causas Sociais True Colors: projeto aplica opacidade no logo para mostrar representatividade negra nas...

True Colors: projeto aplica opacidade no logo para mostrar representatividade negra nas empresas

Algumas marcas que aparecem no Instagram do projeto "True Colors" estão quase invisíveis e denunciam uma liderança majoritariamente (ou 100%) branca.

Com os últimos acontecimentos que foram a público envolvendo a comunidade negra, muitas empresas afirmaram apoiar e contribuir no combate ao racismo. Porém, muitas delas nem possuem tais ou próprias políticas de incentivo internamente. O projeto “True Colors” revela através do logo de cada empresa a porcentagem de negros em cargos de liderança e faz sua denúncia no Instagram.

É com a pergunta “E se os logotipos da marca fossem tão brancos quanto sua liderança?” que o projeto criado pela agência Goodby Silverstein & Partners, True Colors, expõe grandes marcas como McDonald’s, Starbucks e Amazon, utilizando versões em preto e branco de seus logos. Contudo, a opacidade desses logos variam e correspondem a porcentagem que representa o número de negros em cargos de lideranças nas respectivas empresas.

Dessa forma, é possível enxergar alguns logos com facilidade e outros nem tanto assim. Um exemplo, é o da Adidas, onde 100% das pessoas que tomam decisões e pertencem ao conselho executivo são brancas. É quase impossível enxergar o logo:

Por outro lado, até o momento e entre as empresas analisadas, a Lyft foi a que apresentou a maior porcentagem de pessoas negras tomando decisões na empresa (45%). Sendo assim, é a marca com mais destaque no perfil:

Vale lembrar que algumas empresas já estiveram envolvidas em escândalos envolvendo racismo. No Brasil, por exemplo, sindicatos pedem investigação de casos de racismo no McDonald’s.

Via: B9.

Sair da versão mobile