Assim como a sexualidade das pessoas rende bastante assunto no mundo real, dentro do universo dos desenhos animados, a vida íntima do personagem Bob Esponja sempre foi motivos de questionamento por diversos espectadores do desenho criado em 1999. Mas hoje a própria Nickelodeon fez questão de confirmar: o personagem é sim parte da comunidade LGBTQ+.
Em um tuíte para celebrar o mês do orgulho LGBTQ+, a companhia publicou três de seus personagens que pertencem à comunidade. Entre eles, Bob Esponja. Veja:
Tudo começou com um episódio ainda em 2002, em que Bob Esponja e seu melhor amigo, o Patrick, adotam uma concha e agem como se fossem pais dela. No episódio alguns personagens chegam até mesmo a questionar como a união entre uma esponja e uma esrela do mar poderia resultar em uma concha.
Depois disso, em uma entrevista à People, Stephen Hillenburg, criador do personagem, chegou a mencionar que não havia uma intenção de que o personagem fosse gay. “Nós nunca tivemos intenção de que eles fossem gays. Eu os considero como sendo quase assexuados. Nós estamos apenas tentando ser divertidos”, disse ele.
Ainda assim, uma dúvida pairava no ar em relação a qual seria a real intenção dos criadores e da própria Nickelodeon com o personagem. Agora não mais.