O TV Foco é um dos sites mais acessados do país. De acordo com a ferramenta de estimativa de tráfego Alexa, da Amazon, no momento em que eu escrevo esta matéria, ele ocupa a 11ª posição, na frente de sites como Blogspot, MSN, Abril e praticamente todos os seus concorrentes diretos. Com um projeto bastante consistente no portal de notícias, o site comandado por Aaron Tura dá novos passos rumo ao conteúdo ao vivo no Youtube.
Nós conversamos com Aaron Tura, jornalista de celebridades e editor-chefe do TV Foco sobre o investimento no novo projeto e as expectativas para a nova fase do canal.
“Um programa de fofocas, não um programa de TV”
Desde que Aaron deixou a TV, o TV Foco decidiu apostar na plataforma do Youtube com lives diárias comentando os destaques do mundo dos famosos. Agora a companhia se prepara para o seu maior salto na rede de vídeos do Google.
O crescimento técnico das produções já vinha sendo observado por quem acompanha o canal do TV Foco no Youtube, mas a partir desta segunda, o público deve encontrar uma produção com diferentes ângulos, inserções de gráficos e comentários do público em tempo real. A ideia é manter o programa diário, mas também trazer outros programas no mesmo canal, como análises de programas e algumas “breaking news” com inserções mais curtas.
Para quem acredita que a inspiração tem como intuito copiar o que já acontecia em programas de TV que participou, Aaron reconhece que é outro cenário: “A gente não quer fazer TV, a gente quer fazer Youtube de forma profissional”.
Novo Escritório
O novo trabalho é resultado de um investimento “pesado” em um novo escritório na Lapa, que traz um espaço com equipamentos e cenografia dedicados essencialmente para a gravação das lives. De acordo com o jornalista, o novo escritório é três vezes o tamanho do anterior.
O novo espaço para a gravação dos vídeos ao vivo contou com uma grande preocupação com cenário, acústica, iluminação e captação, para produzir um conteúdo com qualidade profissional. “A gente se preocupou em desenvolver um estúdio que tivesse alguns ângulos de câmeras que propiciassem alguma coisa diferente para quem está assistindo a um programa no Youtube”, disse.
Sem censuras
Umas das informações mais repetidas pelo apresentador é o compromisso em não ter censuras. “Tem determinados assuntos que a gente não podia falar na TV. Tem o tempo, tem assuntos que na TV não são abordados porque não dão audiência… A gente tem muita liberdade.”, destacou o Aaron, que emendou: “Não é uma pessoa falando para milhares. É todo mundo participando”.
Espaços publicitários
Aaron não deseja repetir com seu canal no Youtube a mesma receita dos merchandisings produzidos na TV. De acordo com o profissional, o modelo adotado pela TV causa muitas interrupções no conteúdo. A ideia é trabalhar algo em conjunto com as empresas e mais dentro do próprio conteúdo. Algo que já é discutido no ambiente digital por agências e criadores de diversas plataformas.
Em busca dos 100 mil inscritos
A primeira métrica desejada pelo canal é atingir mais rápido os 100 mil inscritos. Para Aaron, a ideia é atingir uma primeira métrica que demonstre ao Youtube que o conteúdo produzido é profissional. O jornalista se refere ao fato de que o Youtube envia o famoso “play de prata” aos seus criadores de conteúdo que atingem esta marca, como uma forma de reconhecimento pela dedicação à plataforma. “Assim que bater 100 mil inscritos, não quer dizer que estaremos sossegados, mas esta é a primeira meta que queremos bater”, disse.
Para conferir as novidades, basta acessar o canal do TV Foco no Youtube.