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Globoplay tem sistema de notificações hackeado e causa pânico em usuários

Usuários do Globoplay receberam notificação informando que o serviço havia sido hackeado pelo Ourmine com a hashtag #GloboHack. Globo explicou o ocorrido.

Alguns usuários do app do serviço de streaming Globoplay passaram por um grande susto hoje após receberem notificações informando que o sistema havia sido hackeado. Em poucos minutos o termo #GloboHack foi parar nos Trending Topics do Twitter, o que deixou todo mundo em pânico sem saber o que havia acontecido.

Notificação hackeada – Globoplay

A notificação continha uma mensagem que informava os autores do hack: Ourmine. E completava com “Let’s Get #GloboHack Treding on Twitter.” Veja.

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Imagem: Reprodução – @raCRF no Twitter.

Durante alguns minutos diversos usuários ficaram completamente desorientados, sem ter ideia do que estava acontecendo. Algumas pessoas levantaram a possibilidade de ser uma ação promocional de alguma série, outras ficaram com medo de terem seus dispositivos infectados.

Os ânimos só se acalmaram nas redes sociais, quando a emissora se pronunciou a respeito por meio das redes sociais do Globoplay e informou que na verdade seus sistemas não foram comprometidos, mas sim os sistemas de um parceiro responsável apenas pelos envios de notificações push.

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Invasão do bem pode deixar grandes prejuízos

De acordo com a Wikipédia, OurMine é um grupo de hackers famoso por invadir redes sociais de grandes nomes da tecnologia, famosos e empresas. O grupo se considera “hackers do bem”.

Apesar disso, o estrago causado pelas notificações são imensuráveis. Muitos consumidores afirmaram estar assustados e com medo de terem tido seus dispositivos invadidos por hackers. Alguns deles ainda chegaram a bloquear seus cartões de crédito com medo de terem os dados roubados.

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https://twitter.com/Diegooreal_/status/1261875084844818434
https://twitter.com/i_cdsv1/status/1261869947204128768

E como se trata de Twitter, alguns usuários chegaram a relatar a preocupação com bom humor.

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Diante do isolamento provocado pelo novo Coronavírus, os sistemas de streaming tiveram um grande aumento em número de usuários. A Netflix, por exemplo, já ganhou mais de 15 milhões de usuários desde o início da pandemia. O Globoplay não divulga número de assinantes por uma questão estratégica, mas certamente deve ter tido um impacto grande em novos usuários durante este período. Uma mensagem como essa é um grande balde de água fria para estes consumidores em um momento chave para o crescimento da plataforma no Brasil.

A Globo é uma das maiores produtoras de conteúdo do mundo e não há dúvidas quanto à qualidade do conteúdo encontrado no Globoplay, mas a infraestrutura oferecida pela plataforma tem sido reclamação recorrente entre os assinantes leitores do Geek Publicitário. Com o acontecimento, as coisas devem ficar ainda mais complicadas.

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Confira o posicionamento completo sobre o #GloboHack

Uma informação importante para todos os nossos usuários:

O sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.
O Globoplay lamenta o incidente, pede desculpas a todos os seus usuários e esclarece:

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1 – Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;

2 – Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema.

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Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.

3 – Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.

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4 – Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.

5 – A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido.

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O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.

6 – Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

Conheça nosso podcast

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