Em meio a uma pandemia de Coronavírus no mundo todo, algumas agências optaram por liberar seus funcionários para trabalharem de casa; enquanto outras seguem ignorando a exposição de seus colaboradores a riscos. Pensando nisso, os funcionários decidiram agir criando mais uma planilha das agências: a Quarentena das Agências.
A planilha é bastante simples. Ela traz os nomes de algumas das principais agências do país e respostas a perguntas como se adotou Home Office, se manteve o VR e VT, se reembolsa a internet, se dispensou profissionais de limpeza e segurança.
A parte boa é que ao observar a planilha é possível ver que mais da metade das agências cadastradas até o momento já liberaram os seus funcionários integralmente para o regime de Home Office.
Dos 86 registros contidos até o momento da publicação desta matéria, apenas 16 agências constavam como não liberando os funcionários para Home Office. Entre elas, grande nomes como BFerraz, Cheil, Fbiz e Havas+. Vale lembrar que como estas informações são acessíveis por qualquer um, pode haver divergência.
[Atualização] O Geek Publicitário entrou em contato com todas as companhias listadas acima. A Fbiz, a Havas+ e a BFerraz enviaram as seguintes notas, que reproduziremos abaixo na íntegra.
Fbiz
“Na semana passada, já oferecemos a opção de home office voluntário. E nesta semana, começamos com o home office incentivado. Na próxima quarta-feira (18/03), teremos a agência 100% remota. A F.biz segue aberta até termos novos acontecimentos que exijam mudanças de conduta. A F.biz não vai suspender o vale-refeição nem o vale-transporte. Também não está previsto o reembolso de internet, mas avaliaremos caso a caso e temos algumas alternativas. Tanto a limpeza quanto a segurança serão mantidas, pois a F.biz seguirá aberta até termos novos acontecimentos que exijam mudanças de conduta.“
Havas+
“A Havas+, preocupada em garantir o bem-estar de sua equipe, informa que a partir desta terça-feira (17) aplicará a dinâmica de home office na agência, para todos os colaboradores, por tempo indeterminado. A agência ainda esclarece que, anteriormente a isso, já havia tomado uma série de medidas, as quais têm sido atualizadas e intensificadas à medida que novos casos de coronavírus têm sido identificados no país, seguindo as diretrizes e recomendações da OMS e também do Grupo Havas. As medidas até agora foram:
- Intensificação da limpeza nas estações de trabalho;
- Disponibilização de álcool gel em todos os lugares estratégicos da agência;
- Aqueles que fazem parte do grupo de risco (portadores de diabetes, doenças cardíacas/coronárias, hipertensos, doenças respiratórias/asma, doenças autoimunes, gestantes, idosos ou em tratamento que debilite o sistema imunológico) já estão trabalhando em formato home office;
- Aqueles que apresentarem algum sintoma de gripe (febre, tosse, espirro, coriza ou dificuldade para respirar) já estão orientados a procurar auxilio médico, comunicar o RH e iniciar o trabalho home office;
- Aqueles que chegaram de viagem ao exterior ou que tiveram contato com pessoas vindas de outros países já estão em home office e permanecerão até liberação médica;
- E aqueles que estiveram em contato com pessoas com os sintomas também já estão em home office e permanecerão até liberação médica;
- Todas as reuniões com clientes, parceiros, fornecedores devem ser realizadas via conferência;
- Viagens a trabalho estão suspensas temporariamente;
- Todo e qualquer evento público e corporativo deverá ser evitado.”
BFerraz
“A BFerraz também aderiu ao Home Office, inicialmente até o dia 27 de março.”
Nós não conseguimos falar com a Cheil.
Para acessar a planilha e obter mais informações a respeito, basta clicar neste link.